RSS

NBA ► Boston Celtics fecha a série contra o Celveland Cavaliers e faz final da Conferência Leste contra o Orlando Magic

14 maio
Cleveland Cavaliers 85 x 94 Boston Celtics
Semifinal Conferência Leste
(2 x 4)

Meu amigo Fábio Balassiano escreveu no seu conceituado blog Bala na Cesta (o link está aí ao lado) sobre as chances do Cleveland Cavaliers no jogo 6 contra o Celtics, em Boston: “…Além disso, e isso é muito óbvio, LeBron James precisa jogar muita, mas muita bola (mais de 35 pontos provavelmente).” Ô, boca, hein? É coisa de quem sabe.

LeBron conseguiu nada menos que 19 rebotes e fez 10 assistências, mas cometeu nove
turnovers e acertou apenas oito de 21 arremessos de quadra, marcando 27 pontos, o que foi pouco: tivesse conseguido os “mais de 35 pontos” que o Bala disse e o Cavs talvez garantisse ao menos uma prorrogação.

Quem não tinha nada a ver com isso era o Celtics, que jogou com muita intensidade e, apesar de também ter tido um baixo aproveitamento no último quarto, fez o que se espera de um time de Boston jogando em casa numa situação dessas: fechou a série. Agora os verdes encaram o Orlando Magic na grande final da Conferência Leste.

Rajon Rondo (21 pontos e 12 assistências e cinco roubos de bola) e Kevin Garnett (22 pontos, 12 rebotes e nenhum erro) comandaram o Celtics. Paul Pierce (foto) voltou a ser bastante agressivo, mas errou bastante, acertando apenas quatro de seus 13 arremessos e Ray Allen foi ainda mais discreto: apenas oito pontos, com dois de seus chutes dando rede. Valeu mais a força de conjunto do time, que fez ótimo trabalho defensivo.


No Cavaliers, Mo Williams deixou seus 22 pontos e o veterano Shaquille O’Neal contribuiu com 11. Pude assistir apenas ao primeiro quarto quase inteiro e a algumas partes do segundo tempo. Achei o time, como um todo, sem confiança, embora sem nunca deixar de lutar. LeBron forçou o jogo desde o início, mas não parecia muito seguro. O Fábio Balassiano fez uma observação muito interessante: nos dois minutos finais, LeBron acertou duas bolas de três e derrubou a vantagem do Celtics para quatro pontos. Nos dois decisivos ataques seguintes, ele deixou de chutar para tentar o passe e errou. Enfim, mesmo quando chegava junto no placar, o Cavs não me passou em nenhum momento a impressão de que poderia vencer o jogo. E não venceu.

Agora fica a expectativa pelo futuro de LeBron, provavelmente longe de Cleveland. Até porque, ao contrário do que acontece com Dwyane Wade em relação ao Miami Heat, onde a torcida faz questão da permanência de seu ídolo, não vejo, até o momento, a mesma reação por parte dos torcedores de Cleveland em relação a LeBron. Além do New York Knicks, o Chicago Bulls também sonha em contar com o duas vezes MVP da NBA.

Quanto ao Celtics… O Celtics chega forte e confiante para enfrentar o Magic. Os verdes assim são um problema para qualquer time em qualquer época. Jogam duro, estilo “se-me-provocar-viro-o-Hulk” e jamais se intimidam. Resta ver como vai reagir fisicamente ao esforço dessa série contra o Cavs, pois o Magic está bem mais descansado e Allen, Pierce e Garnett já não são mais exatamente uns garotos.

Para o Magic, fica o desafio de mostrar seu jogo e ignorar a força e a camisa do adversário. Basquete, o time tem. Fisicamente está tinindo e tem se mostrado bastante consistente. Acho que a parte física pode fazer alguma diferença em favor do Magic, principalmente se a série se estender a sete jogos – e não há como imaginar que ela acabe em apenas quatro ou cinco. Mas nenhum playoff contra o Boston Celtics pode ser encarado sem muitos cuidados, com todo a concentração possível. E isso em qualquer circunstância, mesmo que os verdes tenham eventualmente um time inferior. Perguntem sobre isso em Los Angeles.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14 de maio de 2010 em NBA

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: