Início > NBA > NBA ► Boston Celtics fecha a série contra o Celveland Cavaliers e faz final da Conferência Leste contra o Orlando Magic

NBA ► Boston Celtics fecha a série contra o Celveland Cavaliers e faz final da Conferência Leste contra o Orlando Magic

Cleveland Cavaliers 85 x 94 Boston Celtics
Semifinal Conferência Leste
(2 x 4)

Meu amigo Fábio Balassiano escreveu no seu conceituado blog Bala na Cesta (o link está aí ao lado) sobre as chances do Cleveland Cavaliers no jogo 6 contra o Celtics, em Boston: “…Além disso, e isso é muito óbvio, LeBron James precisa jogar muita, mas muita bola (mais de 35 pontos provavelmente).” Ô, boca, hein? É coisa de quem sabe.

LeBron conseguiu nada menos que 19 rebotes e fez 10 assistências, mas cometeu nove
turnovers e acertou apenas oito de 21 arremessos de quadra, marcando 27 pontos, o que foi pouco: tivesse conseguido os “mais de 35 pontos” que o Bala disse e o Cavs talvez garantisse ao menos uma prorrogação.

Quem não tinha nada a ver com isso era o Celtics, que jogou com muita intensidade e, apesar de também ter tido um baixo aproveitamento no último quarto, fez o que se espera de um time de Boston jogando em casa numa situação dessas: fechou a série. Agora os verdes encaram o Orlando Magic na grande final da Conferência Leste.

Rajon Rondo (21 pontos e 12 assistências e cinco roubos de bola) e Kevin Garnett (22 pontos, 12 rebotes e nenhum erro) comandaram o Celtics. Paul Pierce (foto) voltou a ser bastante agressivo, mas errou bastante, acertando apenas quatro de seus 13 arremessos e Ray Allen foi ainda mais discreto: apenas oito pontos, com dois de seus chutes dando rede. Valeu mais a força de conjunto do time, que fez ótimo trabalho defensivo.


No Cavaliers, Mo Williams deixou seus 22 pontos e o veterano Shaquille O’Neal contribuiu com 11. Pude assistir apenas ao primeiro quarto quase inteiro e a algumas partes do segundo tempo. Achei o time, como um todo, sem confiança, embora sem nunca deixar de lutar. LeBron forçou o jogo desde o início, mas não parecia muito seguro. O Fábio Balassiano fez uma observação muito interessante: nos dois minutos finais, LeBron acertou duas bolas de três e derrubou a vantagem do Celtics para quatro pontos. Nos dois decisivos ataques seguintes, ele deixou de chutar para tentar o passe e errou. Enfim, mesmo quando chegava junto no placar, o Cavs não me passou em nenhum momento a impressão de que poderia vencer o jogo. E não venceu.

Agora fica a expectativa pelo futuro de LeBron, provavelmente longe de Cleveland. Até porque, ao contrário do que acontece com Dwyane Wade em relação ao Miami Heat, onde a torcida faz questão da permanência de seu ídolo, não vejo, até o momento, a mesma reação por parte dos torcedores de Cleveland em relação a LeBron. Além do New York Knicks, o Chicago Bulls também sonha em contar com o duas vezes MVP da NBA.

Quanto ao Celtics… O Celtics chega forte e confiante para enfrentar o Magic. Os verdes assim são um problema para qualquer time em qualquer época. Jogam duro, estilo “se-me-provocar-viro-o-Hulk” e jamais se intimidam. Resta ver como vai reagir fisicamente ao esforço dessa série contra o Cavs, pois o Magic está bem mais descansado e Allen, Pierce e Garnett já não são mais exatamente uns garotos.

Para o Magic, fica o desafio de mostrar seu jogo e ignorar a força e a camisa do adversário. Basquete, o time tem. Fisicamente está tinindo e tem se mostrado bastante consistente. Acho que a parte física pode fazer alguma diferença em favor do Magic, principalmente se a série se estender a sete jogos – e não há como imaginar que ela acabe em apenas quatro ou cinco. Mas nenhum playoff contra o Boston Celtics pode ser encarado sem muitos cuidados, com todo a concentração possível. E isso em qualquer circunstância, mesmo que os verdes tenham eventualmente um time inferior. Perguntem sobre isso em Los Angeles.

Anúncios
Categorias:NBA
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: