RSS

COPA DO MUNDO 2010 ► Holanda não brilha, mas vence Japão e está quase classificada

19 jun

Alguém mais engraçadinho poderia dizer que a Fifa permitiu a Holanda e Japão fazerem um aquecimento de 45 minutos dentro gramado do bonito Durban Stadium já uniformizados e com trio de arbitragem acompanhando de perto a movimentação dos jogadores. Maldade. Mas que nada aconteceu nessa etapa, não aconteceu mesmo.

Ainda sem seu melhor jogador, Robben, a Holanda tinha cerca de 70% de posse de bola totalmente infrutífera, tanto que o goleiro japonês Kawashima só foi pegar uma bola no último minuto, num chute muito do meia-boca de Kuyt, de fora da área. O time embolava, não abria pelas pontas e ninguém aparecia bem. O Japão, por sua vez, optou por defender-se à espera de espaço para contra-atacar. Para isso, procurava pressionar a saída de bola adversária, fazendo os holandeses até apelarem para os passes longos, saindo assim de sua zona de conforto.

Quando começou o segundo tempo (ou o primeiro, do ponto de vista daquele engraçadinho…), o panorama mudou. A Holanda voltou ao menos com disposição diferente e partiu para cima com mais vontade – ou melhor, com vontade, o que não havia antes. Numa sucessão de jogadas perigosas, chegou ao gol. Aos 2’, Van Bronckhorst fez boa jogada no fundo e cruzou para Van Persie cabecear e Kawashima defender. Pouco depois, Van Bommel deixou Van Persie na cara do gol, mas o atacante do Arsenal bateu muito mal. No ataque seguinte, aos 8’, Van Bronckhorst foi novamente ao fundo e centrou. O bom zagueiro nipo-brasileiro Túlio Tanaka cortou em cima de Van Persie, que ajeitou para trás. Sneidjer bateu forte de primeira no canto direito de Kawashima, que voou e rebateu para o lado oposto, com a bola caindo no fundo da rede. Falhou o goleiro, mas a Jabulani deu uma forcinha…

Se alguém (muita gente) achava que agora as cosias agora ficariam mais fáceis para a Holanda, ledo engano. Descobriu-se que o Japão tinha um plano B: atacar. E organizadamente como se defendeu antes de sofrer o gol, partiu em busca do empate. Em dois ataques seguidos, o atacante Okubo arrematou com perigo de fora da área. Pouco depois, novamente pela meia-esquerda, Okubo deu um grande susto em Stekelenburg. Lá pelos 24’, Van Der Wiel salvou para escanteio bola que cruzava a área em busca de um pé japonês. Na cobrança, foi a vez de Van Persie salvar. Como se vê, o Japão correu atrás, mas não chegava ao empate e começava a cansar. Disso aproveitou a Holanda para encaixar dois contra-ataques que seriam mortais, caso Affelay, que entrara no lugar de Sneidjer, não os desperdiçasse. Mas o Japão não desistia e aos 45’ Túlio Tanaka, a essa altura praticamente um atacante, para aproveitar sua altura, escorou de cabeça para o centroavante Okazaki desperdiçar na frente do gol, finalizando por cima. No fim, vitória da Holanda. Justa?Justa, teve a chance e fez. Mas não foi melhor que o adversário.

A Holanda jogou menos que na estreia. No início, parecia achar que poderia marcar a qualquer momento. Depois, deixou a impressão de se surpreender com o poder de reação japonês. Só vou destacar aqui o veterano Van Bronckhorst, pelas duas jogadas de fundo no início do segundo tempo, a segunda resultando no púnico gol da partida, e outro veterano, Van Bommel, sereno na defesa e na pouca armação que o time teve.

O Japão, por sua vez, deixou boa impressão. Mais uma vez foi uma seleção organizada, firme defensivamente, sobressaindo-se a atuação de seus zagueiros Túlio Tanaka e Nagatomo. Okubo encontrou um espaço na meia esquerda onde penetrava bem para finalizar de fora da área, ameaçando o gol holandês. Mas a pergunta que não quer calar é: “Por que diabos o Japão não jogou assim desde o início?” Vai que marca na frente e seria mais fácil defender-se para sair no contra-ataque.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 24: Holanda 1 x 0 Japão.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 19 de junho de 2010 em Copa do Mundo 2010, Futebol

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: