Início > Copa do Mundo 2010, Futebol > COPA DO MUNDO 2010 ► África do Sul despede-se com vitória honrosa sobre a França

COPA DO MUNDO 2010 ► África do Sul despede-se com vitória honrosa sobre a França

A África do Sul chegou a sonhar com a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo, pois em determinado momento o México era derrotado por 1 x 0, enquanto os anfitriões batiam a França por 2 x 0 e tinha um homem a mais em campo. Mais dois gols e o sonho poderia ser alcançado. Mas a bola do jogo (ou, no caso, da classificação) bateu na trave e os Bafana Bafana tropeçaram na própria limitação e foram eliminados. Ao menos despediram-se dando uma alegria à torcida. Já a França do inominável Raymond Domenech…

Cisse finalmente teve uma chance no ataque, mas a França já estava em clima de quem perdeu a festa. Querendo jogo, a África do Sul abriu o placar aos 20′, quando Tshabalala cobrou muito bem escanteio de pé trocado e Khumalo voou por cima de Diaby para escorar de cabeça e marcar. Lloris falhoui, saindo mal e deixando o gol vazio.

Aos 23′, Cissé tentou o empate, mas chutou para fora a bola que recebeu enfiada na diretita. Aos 24′, Mphela rasgou pelo meio e chutou com perigo da meia-lua, com a bola rasteira passando à direita de Lloris. No lance seguinte, Gourcuff deixou o braço ao subir na área adversária e acertou o rosto de Sibaya. O juiz colombiano Oscar Ruiz achou intencional e expulsou o meia francês.

O time da casa se entusiasmou e aos 38′ Tshabalala enfiou na direita para Mphela chegar na frente de Diaby e bater prensado em cima de Lloris. Aos 39, raro lance de perigo no ataque francês, quando Ribery cobrou falta e a bola quicou bem á frente de Josephs, que espalmou a escanteio.

E aos 42′ a África do Sul ampliava: o lateral Masilela aproveitou bobeira da zaga, avançou e bateu cruzado, para Mphela concluir no meio da área.

No segundo tempo, a Àfrica partiu para ampliar. Aos 3′, Parker bateu de longe e Lloris pegou. Aos 5′, a bola que poderia ter mudado o destino da Àfrica do Sul na Copa: Tshabalala fez excelente passe nas costas da zaga para Mphle, que entrou livre e chutou na trave, com Lloris completamente batido na jogada.

Os Bafana Bafana ainda não tinham desistido e aos 13′ Mphela chutou forte da entrada da área para Lloris espalmar mais uma para escanteio. Aos 16, Mphela de novo invadia pela direita e chutava travado por Lloris. A bola ainda voltou nas pernas do atacante e saiu balançando a rede por fora. Os anfitriões tentavam tocar a bola de primeira, mas as limitações técnicas somadas ao nervosismo começavam a se fazer presente. Pior: aos 25′, Sagna fez excelente lançamento para Ribery, que escapava pela direita fugindo da linha da defesa. Na saída do goleiro, Ribery rolou para o meio e Malouda apenas empurrou para o gol vazio. Aí praticamente acabou a história de África do Sul e França nesta Copa do Mundo.

Aos 45′ Modise ainda chutou forte da esquerda da área, com a bola passando rente ao poste direito. E no minuto seguinte, Nomvethe invadiu pela direita e rolou para Tshabalala, que, livre na cara do gol, chutou em cima de Llloris.

Consideradas todas as limitações, a Àfrica do Sul despediu-se honrosamente. Quatro pontos ganhos ficou de bom tamanho. Se aquela bola no último lance da estreia contra o México tivesse entrado, se o time não desanimasse no fim do jogo contra o Uruguai, se o chute de Mphela no segundo tempo de hoje não acertasse a trave, mas a rede… Vários “se” poderiam até ter levado os Bafana Bafana mais longe. Fica para a próxima.

Apesar do gol perdido, Mphela foi um tormento para a atordoada defesa francesa e, mesmo cansando no segundo tempo e perdendo aquele gol no finalzinho, Tshabalala fez algumas ótimas jogadas. Na França, Ribery correu muito, mas errou muito também. Acertou ao menos o passe decisivo para Malouda marcar. E mesmo falhando no primeiro gol sul-africano, Lloris foi o melhor do time, evitando uma derrota mais embaraçosa.

Para encerrar, a pergunta que não quer calar: afinal, quem é Raymond Domenech? Ou melhor seria: o que é Raymond Domenech?

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 34: França 1 x 2 África do Sul.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: