RSS

COPA DO MUNDO 2010 ► Sem forçar, Holanda derrota Camarões e segue 100%

25 jun

Na Cidade do Cabo, Camarões queria vencer para ao menos se despedir menos mal da Copa do Mundo, mas ficou na vontade. Mesmo sem forçar muito e priorizando um tipo de jogo muito mais concentrado e sereno do que a habitual volúpia ofensiva, a Holanda venceu mais uma e terminou a primeira fase com três vitórias. Melhor: aproveitou para promover a estreia de seu maior jogador, o atacante Robben. Em fase final de recuperação de uma séria contusão, Robben entrou a 15 minutos do fim e mostrou que é um jogador que pode elevar a Holanda a um nível acima.

O jogo em si andou bem desanimado a maior parte do tempo. Camarões enfrentava os crônicos problemas africanos nesta Copa: falta de criatividade e de objetividade. O time tocava, tocava, tocava… e nada acontecia. Apesar da pegadinha que foi a finalização da entrada da área de Chedjou, que tabelou com Eto’o, limpou na meia-lua e bateu de esquerda para segura defesa de Stekelenburg. Isso aos 4′. Mas quem achou que Camarões neste jogo finalmente seria uma seleção criativa e finalizadora, desperdiçou tempo achando.

Mesmo em ritmo mais lento que o normal, a Holanda acabava chegando mais vezes à área adversária. Como aos 18′, quando Van Bronckhorst lançou Van Persie entre a zaga e o atacante do Arsenal perdeu na cara do goleiro Souleymanou, que caiu no canto esquerdo e defendeu bem. Aos 25′, Van der Vaart cobrou falta da meia direita para nova defesa sem rebote de Souleymanou. Só aos 30′ Camarões voltava a conseguir alguma coisa, quando Geremi centrou da direita para Makoun se antecipar a Stekelenburg e cabecear por cima. Aos 32′, Sneidjer armou pelo meio, acionou Boulahrouz na direita e o lateral esticou na área para Kuyt, que chutou rasteiro, cruzado, com grande perigo. Até que, aos 35′, os holandeses chegaram ao gol: Van Persie recebeu na direita, entrou na área, recuou para Van der Vaart e recebeu na frente, colocando de pé direito no fundo da rede, na saída de Souleymanou. Aos 40′, Eto’o dominou na área, mas foi desarmado antes de finalizar.

Assim foi o primeiro tempo e assim seguiria o segundo: Camarões com muita dificuldade para finalizar e a Holanda, mesmo sem muito interesse, aos poucos impondo-se em campo e ameaçando a meta adversária. Aos 5′, Van Persie recebeu em contra-ataque, avançou pela meia direita e bateu da entrada da área para outra intervençãoa segura de Souleymanou. Aos 16, a seleção africana chegou: Aboubakar fez ótima jogada pela direita e lançou Makoun na cara de Stekelenburg, que fez grande defesa no chute cruzado do meio-campo do Lyon, da França.

Aos 18′, Camarões empatou de uma das poucas formas que poderia chegar ao gol: Geremi cobrou falta da meia esquerda e Van der Vaart colocou a mão na bola dentro da área. Pênalti que Eto’o cobrou bem e ao menos deixou seu nome na história da Copa da África do Sul. Aos 22′, Van der Vaart cobrou falta da intermediária, a linha de impedimento saiu errado e Heitinga veio de trás para perder sozinho. Depois, Robben entrou e deixou seu cartão de visitas aos 37′, quando recebeu lançamento de Sneidjer na meia direita, fez a volta em cima do veterano Rigobert Song e da meia-lua colocou com grande categoria no poste direito de Souleymanou. A bola voltou no lado oposto e Huntelaar não teve trabalho para empurrar para o gol vazio. E assim terminou a história de Camarões na Copa do Mundo.

Registro aqui a segura atuação do goleiro Souleymanou pela equipe de Camarões e o gol de Eto’o. Não seria legal o ótimo atacante passar a competição sem deixar sua marca. Também vale destacar a quarta participação de Rigobert Song numa Copa do Mundo. Na Holanda, Van Persie jogou melhor que nas partidas anteriores e se Robben realmente estiver recuperado, o time poderá crescer mais na competição.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 44: Camarões 1 x 2 Holanda.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 25 de junho de 2010 em Copa do Mundo 2010, Futebol

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: