COPA DO MUNDO 2010 ► Costa do Marfim se despede com tranquila vitória sobre Coreia do Norte

A Costa do Marfim precisava de uma vitória histórica sobre a Coreia do Norte. Os norte-coreanos, por sua vez, só não queriam sofrer outra goleada histórica. Como se vê, os objetivos meio que se anulavam e o placar do jogo ficou no meio do caminho. A Costa do Marfim venceu com tranquilidade por 3 x 0, em Nelspruit, e se despediu bem da Copa. A Coreia do Norte teve que se contentar com uma derrota mais modesta desta vez.

Mal o jogo começou e Costa do Marfim começou a perder gols. Um atrás do outro, literalmente. E o pior é que o time não estava com essa vontade toda de marcar, não. Tocava, se aproximava e ia criando chances. Criando e desperdiçando, criando e desperdiçando, criando e desperdiçando… Enquanto isso, a Coreia mal ultrapassava o meio do campo, visivelmente vacinada contra a dose de ingenuidade que a levou a atacar Portugal e resultou naquela hecatombe de 7 x 0 a favor dos portugueses.

Isso até os 14′, quando Boka cruzou rasteiro da esquerda para Yaya Touré receber na risca da grande área e colocar com categoria no cantinho esquerdo de Ri Myong Guk.

Mesmo sem forçar, as chances seguiram aparecendo para a Costa do Marfim, que ampliou aos 19′. Um pouco além da intermediária, Boka jogou a bola alta na área, Drogba fez uma linda dominada com o pé esquerdo e girou no sentido contrário sobre o zagueiro, soltando uma bomba com o pé direito que explodiu no travessão e quicou, sobrando para Romaric subir e marcar de cabeça.

A essa altura e até o fim dos primeiros 45 minutos, foi um tal da bola viver ameaçando o gol coreano… Ela batia numa trave, na outra, cruzava a pequena área, o goleiro defendia, raspava de um lado, do outro, passava por cima… Enquanto isso, apenas o esforçado Jong Tae Se procurava alguma coisa pela seleção asiática. Mas vale mencionar duas faltas bem cobradas pelo camisa 10 Yong Jo.

No segundo tempo, a Coreia teve maior posse de bola que no primeiro, tentando algo sempre através de Tae Se, que até teve sua chance de marcar, mas não encontrou posição correta para o chute após dominar na pequena área. Mas isso acontecia menos por seus próprios méritos que por acomodação da Costa do Marfim, cujos jogadores não pareciam empenhados em correr atrás da necessária goleada – ou não acreditavam conseguir ou que Portugal fosse derrotado pelo Brasil.

Até que, aos 36′, Boka lançou na entrada da área para Kalou chegar escorando e dar números finais à partida.

Na Costa do Marfim, o lateral esquerdo Boka foi o destaque, com três assistências, e Eboué, do lado direito, também apoiou bastante. Uma pena Drogba não ter se apresentado nesta Copa em sua melhor forma, mas o simples fato de participar praticamente uma semana após uma delicada cirurgia no cotovelo já vale uma menção honrosa.

Na Coreia do Norte, os únicos destaques individuais foram Tae Se na frente e Yong Jo no meio, batendo bem na bola em chutes de bola parada ou meia distância.

Link da página da Fifa sobre o jogo: Jogo 46: Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim.

*** *** ***

Licença Creative CommonsEsta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Deixe um comentário