RSS

TELEVISÃO ► Socorro! Alguém nos salve das sinopses de filmes nos canais por assinatura!

15 jul

De antemão, vai o aviso: este post contém aquilo que é chamado de spoiler, ou seja, revelações sobre o desenrolar ou final de filmes. E não é minha culpa.

A minha esposa já há muito é traumatizada. Eu mesmo não consigo evitar o espanto. Alguém precisa nos socorrer de certos canais de televisão por assinatura que parecem não saber que há uma grande diferença entre sinopse e resumo de um filme! Quem tem Net Digital ou Sky chega a – ou deveria – pensar duas vezes antes de acessar a sinopse de algum título.

Resumo é uma condensação em poucas palavras. Sinopse é uma descrição abreviada. Em relação a filmes, a sinopse diz do que se trata a história, enquanto o resumo conta a história.

Há canais que apresentam “sinopses” que simplesmente tornam desnecessário assistir ao filme, pois até o final já está revelado. Outras “sinopses” revelam clímax que o espectador só deveria descobrir lá no meio da trama, quando estivesse absorto por ela.

Veja os exemplos abaixo, lembrando mais uma vez que são sinopses-spoilers, estão disponíveis ao apertar de teclas do controle remoto.

A Namorada Perfeita (Telecine) – “O filme conta a história de um jovem rapaz que namora uma menina, mas resolve terminar com ela para encontrar a mulher perfeita; ele sai com várias só que, no final, acaba percebendo que a mulher da sua vida era a sua namorada.”

– Então, tá, né? Economizei duas horas de filme em 15 segundos de leitura. O filme inteiro está resumido nessas poucas palavras acima – muito bem resumido, por sinal. Não há qualquer dúvida sobre seu final. Só se fosse a estreia cinematográfica da Maria Sharapova ou da Shakira valeria uma olhadinha…

Um Certo Olhar (Cinemax) – “Em viagem para encontrar a mãe de seu filho falecido, um homem aceita dar carona a uma jovem. Porém um acidente acaba matando-a, o que faz com que ele procure pela mãe dela.”

– A sinopse mesmo seria algo assim: “Homem viajando sozinho dá carona a extrovertida jovem, sem saber que isso mudará o destino de ambos.” Quando comecei a ver, acreditei que era uma sinopse (quanta ingenuidade…). Imaginei que a morte da garota seria logo na abertura e que o filme tratasse da alteração da jornada do motorista e seus conflitos internos, psicológicos, quanto a isso. Mas que nada… Primeiro que só depois da metade do filme é que começamos a saber o motivo da viagem, que vai aos poucos se revelando. Depois, a morte da garota não é logo no início e é um momento de grande impacto. Como pode ser revelada numa sinopse? O pior de tudo é que trata-se de um bom filme, com ótimas interpretações de Alan Rickman e Sigourney Weaver.

Rota Mortal: Não Olhe para Trás (Max Prime) – “Há um ano, Nicole e Jesse desapareceram na área de descanso numa antiga estrada, esquartejados pelo assassino da rota mortal. Três corajosos jovens decidem procurá-lo sem imaginar que o assassino está à espreita.”

– Esta “sinopse” aqui é absurda. Claro que mereço, quem manda assistir a um filme desses? Na verdade, a história é de três pessoas (no caso, os “corajosos jovens”) que saem em busca do casal de amigos desaparecido. Eles NÃO sabem o que aconteceu com os amigos e também NÃO sabem que há um assassino na estrada – até porque, se soubessem, avisariam a polícia, provavelmente, sei lá o que se passa na cabeça desses roteiristas….

O Primeiro Amor Nunca Acaba (A & E) – “Halley, uma adolescente desiludida com os fracassos amorosos, recusa-se a acreditar que o verdadeiro amor existe (sic). Até que, devido a um acidente, Macon entra na sua vida e ela descobre o grande amor.”

– Da série “Então, tá, obrigado, agora que já li o filme, vou procurar algum para ver”.

Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro (HBO) – “Três funcionárias do Tesouro Federal Americano, armam plano para roubar uma enorme quantidade de dinheiro, prestes a ser destruída.”

– Esta aqui é daquelas que saem truncadas e que você chega até a perder o filme tentando entender – no caso, o que está prestes a ser destruída.

Os exemplos acima são aleatórios. Infelizmente, canais que assisto com frequência, como Cinemax, Max Prime e Telecine Light são vítimas do mesmo mal.

Enfim, cuidado quando acessar sinopses na sua TV por assinatura, para não ter a desagradável surpresa de ter o fim da história revelado antes mesmo do filme começar.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 15 de julho de 2010 em Televisão

 

Uma resposta para “TELEVISÃO ► Socorro! Alguém nos salve das sinopses de filmes nos canais por assinatura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: