Início > Brasil, Imprensa > BRASIL ► Por que as Organizações Globo e a chamada “grande mídia” só repercutem pesquisas do Ibope e do Datafolha?

BRASIL ► Por que as Organizações Globo e a chamada “grande mídia” só repercutem pesquisas do Ibope e do Datafolha?

Nesta sexta-feira foram divulgadas nova rodada de pesquisas eleitorais sobre a próxima eleição presidencial realizadas por dois institutos, Datafolha e Vox Populi. Com resultados bem diferentes. O Datafolha aponta empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). O Vox Populi aponta a candidata do governo com oito pontos à frente.

Mas a “grande mídia”, também conhecida como “Pig” (Partido da Imprensa Golpista, ver mais no link do Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, aí ao lado nos meus favoritos), só repercute pesquisas Datafolha e Ibope. Lá no Jornal Nacional fica bonitinho, com gráficos e tudo. Aquele mesmo Jornal Nacional de tantos podres na nossa História.

Será porque seus candidatos (da Globo e de colegas do Pig) se saem melhor sempre nas pesquisas desses institutos? Por que não divulgar pesquisas dos institutos CNT/Sensus e Vox Populi? Será pelo motivo oposto? O bom jornalismo não mandaria isso, divulgar pesquisas dos diferentes institutos? Ah, desculpe a piada, coloquei no mesmo parágrafo a palavra “Globo” e a expressão “bom jornalismo”.

Bem, vamos ver o que a História nos diz.

Qual o instituto de pesquisa visto com eterna desconfiança e mais de uma vez acusado de forjar resultados? Ibope, não?

Qual instituto tem tamanha credibilidade que a última pesquisa sobre futebol no Brasil que realizou apontou a torcida do Corinthians empatada tecnicamente com a do Flamengo? Datafolha, certo?

Para bom entendedor, meia palavra basta.

É a minha opinião.

Anúncios
Categorias:Brasil, Imprensa
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: