RSS

BRASIL ► Deu na internet: torturador condenado… no Camboja

26 jul

Veja aí a reprodução da matéria publicada no site da Rádio Vaticano sobre a condenação de um torturador no Camboja durante o sanguinário regime do Khmer Vermelho:

***

26/07/2010 17.12.23
CAMBOJA: CONDENADO EX-CHEFE CARCERÁRIO DO KHMER VERMELHO

Phnom Penh, 26 jul (RV) – Condenado a 35 anos de prisão o ex-chefe carcerário do Khmer Vermelho, Kaing Guek Eav, conhecido como Duch. O veredicto foi anunciado nesta segunda-feira, 26 de julho. O tribunal de crimes de guerra do Camboja, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o considerou culpado por crimes contra a humanidade.

O Khmer Vermelho foi o partido comunista do Camboja, formado a partir de uma dissidência do Partido Comunista da Indochina, o mesmo que deu origem ao Vietminh.

Em 1975, com o fim da Guerra do Vietnã, o Khmer Vermelho assumiu o poder no Camboja através da conquista de Phnom Penh, capital do país, em 17 de abril, dando fim ao governo de Lon Nol, apoiado pelos norte-americanos.

No governo do Khmer Vermelho, liderado principalmente por Pol Pot, as cidades foram evacuadas e os cambojanos levados ao campo para o trabalho no cultivo de arroz. O partido é acusado de desrespeitar os direitos humanos nesse período, promovendo o massacre de opositores, intelectuais e pessoas suspeitas de se relacionar com o governo anterior.

Entre os crimes cometidos pelo Khmer Vermelho, estima-se a morte de 15 a 20 mil professores, 90% dos monges budistas e 1 em cada 5 médicos. As estimativas de assassinatos totais no período, por motivos políticos, vão de 1 milhão a 3 milhões de pessoas, num país de 7 milhões de habitantes.

Duch, de 67 anos, admitiu ter condenado à tortura e à execução milhares de homens, mulheres e crianças na conhecida prisão de Tuol Sleng, e pediu perdão por seus atos. Esse é o primeiro veredicto emitido pelo tribunal. (ED)

***

Enquanto isso, num certo país latino-americano, o maior da América do Sul…

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 de julho de 2010 em Brasil

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: