Início > Brasil > BRASIL ► Deu na internet: torturador condenado… no Camboja

BRASIL ► Deu na internet: torturador condenado… no Camboja

Veja aí a reprodução da matéria publicada no site da Rádio Vaticano sobre a condenação de um torturador no Camboja durante o sanguinário regime do Khmer Vermelho:

***

26/07/2010 17.12.23
CAMBOJA: CONDENADO EX-CHEFE CARCERÁRIO DO KHMER VERMELHO

Phnom Penh, 26 jul (RV) – Condenado a 35 anos de prisão o ex-chefe carcerário do Khmer Vermelho, Kaing Guek Eav, conhecido como Duch. O veredicto foi anunciado nesta segunda-feira, 26 de julho. O tribunal de crimes de guerra do Camboja, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o considerou culpado por crimes contra a humanidade.

O Khmer Vermelho foi o partido comunista do Camboja, formado a partir de uma dissidência do Partido Comunista da Indochina, o mesmo que deu origem ao Vietminh.

Em 1975, com o fim da Guerra do Vietnã, o Khmer Vermelho assumiu o poder no Camboja através da conquista de Phnom Penh, capital do país, em 17 de abril, dando fim ao governo de Lon Nol, apoiado pelos norte-americanos.

No governo do Khmer Vermelho, liderado principalmente por Pol Pot, as cidades foram evacuadas e os cambojanos levados ao campo para o trabalho no cultivo de arroz. O partido é acusado de desrespeitar os direitos humanos nesse período, promovendo o massacre de opositores, intelectuais e pessoas suspeitas de se relacionar com o governo anterior.

Entre os crimes cometidos pelo Khmer Vermelho, estima-se a morte de 15 a 20 mil professores, 90% dos monges budistas e 1 em cada 5 médicos. As estimativas de assassinatos totais no período, por motivos políticos, vão de 1 milhão a 3 milhões de pessoas, num país de 7 milhões de habitantes.

Duch, de 67 anos, admitiu ter condenado à tortura e à execução milhares de homens, mulheres e crianças na conhecida prisão de Tuol Sleng, e pediu perdão por seus atos. Esse é o primeiro veredicto emitido pelo tribunal. (ED)

***

Enquanto isso, num certo país latino-americano, o maior da América do Sul…

Anúncios
Categorias:Brasil
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: