RSS

CARNAVAL ► Morre o baluarte Aurinho da Ilha, autor de “Domingo”

21 ago

Vítima de problemas decorrentes de diabetes, morreu esta semana no Rio de Janeiro o compositor Aurinho da Ilha, autor de 11 sambas campeões na União da Ilha do Governador e mais dois na Acadêmicos do Salgueiro. Entre suas composições, verdadeiros clássicos dos sambas-enredos, como “Domingo” (União da Ilha, 1977) e “Dona Beija, a Feiticeira de Araxá” (Salgueiro, 1968).

Nascido Áureo Campagnag de Souza, o compositor é de uma geração que já faz muita falta nas quadras da cidade. Foi o maior parceiro do também saudoso mestre Didi (o procurador da República Adolfo de Carvalho Baeta das Neves), com quem assinou 10 de seus sambas na Ilha do Governador. O primeiro, em 1955, “Fundação da Cidade do Rio de Janeiro”. O último, o bonito ” Um herói, um Enredo, uma Canção”, em 1985, com a colaboração de Aritana.

No Salgueiro, além de “Dona Beija”, Aurinho também foi o responsável pelo não menos belo e marcante “História da Liberdade no Brasil”, em 1967.

Mas o maior sucesso de Aurinho é mesmo “Domingo”, hino com o qual a União da Ilha encantou o país no amanhecer da segunda-feira de carnaval de 1977 e fincou seu nome na história dos desfiles de escolas de samba. E é com ele, criado em parceria com Waldyr da Vala, Ione do Nascimento e Adhemar Vinhaes, que ilustro este registro em memória de um daqueles compositores que nos deixam muitas saudades e obras de qualidade – o que pouco ouço hoje em dia. Abaixo, trechos daquela antológica passagem da Ilha pela Marquês de Sapucaí, com som ao vivo, direto do YouTube.

E a propósito:

1 – Atentem para a bateria batendo samba, com cadência de samba. Hoje as baterias batem forte e rápido. Cadência, melodia, suingue… Tá difícil.
2 – Salvem o samba-enredo!

Enfim, a morte de Aurinho enlutece todo o mundo do samba nacional, mas especialmente a Ilha do Governador. Na imaginação da poesia insulana, quem sabe Aurinho, agora lá em Cima, não volte a compor com Didi sambas maravilhosos para Aroldo Melodia cantar?

É o meu sonho.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 21 de agosto de 2010 em Carnaval, Música

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: