RSS

IMPRENSA ► Eufemismo padrão global: “Ibope: Dilma tem 51% das intenções, e Serra registra 25%”

17 set

Quem trabalha com texto, especialmente jornalismo, é naturalmente mais atento a certas sutilezas da mídia. No caso, nem tão sutis assim.

A chamada principal do portal Globo.com na noite de 17 de setembro estampou: “Ibope: Dilma tem 51% das intenções, e Serra registra 25%”. Não havia como não publicar, afinal, o Ibope faz a pesquisa para a Rede Globo. Mas a sutileza do título mostra o desespero de quem vê a derrota mais próxima pesquisa a pesquisa.

O gráfico da própria TV mostra claramente: enquanto Dilma Rousseff manteve-se com seus 51% das intenções de voto da pesquisa anterior, José Serra caiu dois pontos, oscilando de 27% para 25%. Marina Silva, por sua vez, subiu de 8% para 11%.

Ora, o bom jornalismo, o jornalismo competente e imparcial – sei que não cabem as duas palavras juntas na mesma frase que Rede Globo, “O Globo” e Globos afins – interpreta com facilidade que o fato foi a queda de José Serra.

A manchete, óbvia, seria qualquer coisa que mencionasse essa queda do segundo candidato com maior intenção de votos, algo tipo: “Aumenta a diferença de Dilma para Serra, aponta pesquisa Ibope”.

Não há como fugir muito disso, porque, apesar de um certo juiz achar que qualquer um possa ser jornalista, o jornalismo tem padrões e técnicas elementares. Mas, claro, falo do bom jornalismo.

Fora que não me lembro de algum dia ter visto o o uso do verbo “registrar” em manchete de pesquisa eleitoral. Jornalisticamente, muito mal usado. Fraco. Sem falar naquela vírgula, totalmente fora de propósito

Para completar, o texto da matéria no portal é patético, um exemplo para os anais do mau jornalismo, como aquele editorial do “O Globo” saudando o golpe de 1964, pois simplesmente ignora as variações de uma pesquisa para outra. Ora, bolas: de que adianta pesquisa se você não comparar? Melhor nem publicar, então. Justiça seja feita, a matéria da TV não está assim, dizendo logo na cabeça que aumentou a diferença de um candidato para outro.

Enfim, é minha opinião.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 17 de setembro de 2010 em Brasil, Imprensa, Política

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: