RSS

FÓRMULA 1 ► Alonso dá show de competência em Cingapura e está cada vez mais firme na briga pelo título

27 set

O circuito de rua de Marina Bay, em Cingapura, é muito bonito. A prova é disputada à noite e dizem que a iluminação é tão boa que a visibilidade na pista é melhor que a de qualquer prova diurna do calendário de Fórmula 1. Isso não posso garantir, mas que o visual na telinha é hipnotizador, lá isso eu acho que é. De quebra, é um GP de velocidade e com pontos de ultrapassagem. Legal.

E foi na noite cingapuriana de domingo que Fernando Alonso deu mais uma vez provas de seu talento e instinto de campeão. A RBR tinha o melhor carro, o acerto das McLaren com tanque cheio era melhor, o vento soprava mais gostoso daqui, a Lua parecia mais bonita dali… Mas, no fim das contas, nada foi melhor que o espanhol, que largou na pole e dominou a corrida do início ao fim.

Agora Fernando Alonso assumiu a segunda colocação na classificação geral dos pilotos, apenas 11 pontos atrás de Mark Webber. Com um fim de semana dos mais felizes, o australiano conseguiu um bom terceiro lugar. Seu companheiro de equipe Sebastian Vettel foi o segundo e apesar de passar muito tempo perto de Alonso, jamais deu a impressão de que poderia ultrapassar a Ferrari de número 8. Discreto, Jenson Button foi o quarto. Pior foi Lewis Hamilton. Ao ultrapassar Webber na 32ª volta, acabou tocado pela RBR e ficou fora da prova. Coisa de corrida, mas foram duas provas seguidas que o habilidoso inglês não pontuou. Dentre esses cinco pilotos está o campeão mundial de 2010. Webber e Vettel têm o carro mais rápido e Button e Hamilton, o mais equilibrado. Mas a determinação e o talento de Alonso podem fazer a diferença nos últimos quatro GPs.

Com carros inferiores, chegaram na sequência três destaques não só da corrida, como da temporada inteira. Nico Rosberg foi o quinto colocado, mostrando pela enésima vez como a Mercedes errou feio privilegiando Michael Schumacher em detrimento do filho do campeão Keke Rosberg. Rubens Barrichello de novo mostrou o excelente trabalho de desenvolvimento de carro que faz na Williams. De uma equipe que sequer brigava para chegar ao Q3, a escuderia de Frank Williams agora está sempre ali no bolo com as Renault e as Mercedes. Em Cingapura, Rubinho largou e chegou em sexto e o rápido calouro Nico Hulkenberg foi o 10º. Atrás do veterano brasileiro, o ótimo polonês Robert Kubica, que propiciou os melhores momentos da prova ao voltar dos boxes após uma imprevista parada já a poucas voltas do fim e enfileirar um séria de ultrapassagens até a bandeirada final. Já Felipe Massa teve mais um fim de semana para riscar do caderninho. A quebra do motor na primeira volta dos treinos classificatórios o fez largar em último e pouco pôde fazer além de chegar na oitava posição.

Outro destaque da prova foi o desempenho de Timo Glock, que conseguiu manter sua Virgin boas voltas à frente de um pelotão que incluía carros da Force-India, Sauber e até a Ferrari de Massa. Na 49ª volta o feitiço acabou e a carruagem voltou a virar abóbora – estragada. Seu companheiro, o brasileiro Lucas di Grassi, conseguiu levar a abóbora, digo, o carro até o fim e obteve uma ótima 15ª colocação. Os desempenhos de Glock e Di Grassi ao menos serviram para mostrar que um dia a Virgin poderá ser um carro de corrida de verdade. Um dia.

Aí embaixo, direto do YouTube, um vídeo da prova feito pela Formula One Management(FOM).

Colocação final após as 61 voltas do GP de Cingapura:

1º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h16m24s572
2º) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 2s938
3º) Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 4s223
4º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)- a 28s193
5º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 29s942
6º) Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)- a 31s276
7º) Robert Kubica (POL/Renault) – a 32s812
8º) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 34s028
9º) Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 44s948
10º) Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – a 1min04s200
11º) Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 60 voltas
12º) Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – 60 voltas
13º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 60 voltas
14º) Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – 60 voltas
15º) Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) – 59 voltas
16º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – 58 voltas

Não chegaram:

17º) Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) – 49 voltas
18º) Nick Heidfield (ALE/Sauber) – 36 voltas
19º) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 35 voltas
20º) Christian Klien (AUT/Hispania-Cosworth) – 31 voltas
21º) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 30 voltas
22º) Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – 29 voltas
23º) Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – 27 voltas
24º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – 1 volta

Classificação do Mundial de Pilotos após 15 provas:

1º) Mark Webber – 202
2º) Fernando Alonso – 191
3º) Lewis Hamilton – 182
4º) Jenson Button – 177
5º) Sebastian Vettel – 163
6º) Felipe Massa – 125
7º) Nico Rosberg – 122
8º) Robert Kubica – 114
9º) Adrian Sutil – 49
10º) Michael Schumacher – 46
11º) Rubens Barrichello – 39
12º) Kamui Kobayashi – 21
13º) Vitaly Petrov – 19
14º) Nico Hulkenberg – 18
15º) Vitantonio Liuzzi – 13
16ª) Sebastien Buemi – 7
17ª) Pedro de la Rosa – 6
18ª) Jaime Alguersuari – 3

Classificação do Mundial de Construtores:

1º) Red Bull -Renault – 383
2º) McLaren -Mercedes – 359
3º) Ferrari – 319
4º) Mercedes – 168
5º) Renault – 133
6º) Force India-Mercedes – 60
7º) Williams -Cosworth – 56
8º) Sauber-Ferrari – 27
9º) STR-Ferrari – 10
10º) Lotus-Cosworth – 0
11º) VRT-Cosworth – 0
12º) Hispania-Cosworth – 0

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 27 de setembro de 2010 em Automobilismo, Esporte, Fórmula 1

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: