Início > Brasil, Política > POLÍTICA ► E já foram tarde…

POLÍTICA ► E já foram tarde…

Fiquei em dúvida sobre o título do post: “E já foram tarde…” ou “Partiram para não deixar saudade”. Fiquei com o primeiro.

Arthur Virgílio não foi o único grande derrotado do elenco de políticos que compões as forças retrógradas que durante tantos séculos fizeram mal ao país. Dentre os derrotados nas atuais eleiçoes, alguns dos políticos que nunca estiveram ao lado da justiça social e jamais trabalharam em prol do povo.

E algumas dessas derrotas foram particularmente saborosas para os setores progressistas da sociedade. No Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim fez um apanhado legal disso (link aqui).

A mim particularmente satisfez bastante alguns resultados. Como carioca, ver Cesar Maia ser flagorosamente derrotado na luta por uma vaga no Senado me fez ter a certeza de que o povo finalmente percebeu o quanto foram ruins para o Rio de Janeiro os dolorosos e quase infindáveis 12 anos em que o político do ultradireitista DEM foi prefeito da cidade. Me dou o direito de chamar, inclusive, de “os anos perdidos da Cidade Maravilhosa”.

Também achei emblemáticas e dignas de comemoração as derrotas de Tasso Jereissati no Ceará e de Marco Maciel e Raul Jungmann em Pernambuco. Tomara que sejam sinais consistentes de que o fim de um estilo de fazer política ignorando os anseios populares e preocupado em agradar apenas a si e às elites esteja chegando próximo do fim.

Eu acho que esse processo não tem volta.

É minha otimista opinião.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

