RSS

IMPRENSA ► Mais censura do PIG: Folha faz sair do ar site que a ironizava e gera protestos na web

07 out

A Folha de São Paulo é aquele jornal do PIG (Partido da Imprensa Golpista) que apoiou a ditadura militar (vale a leitura do livro de Beatriz Kushnir, “Cães de Guarda – Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988″, editora Boitempo) e que há algum tempo disse em editorial que no Brasil não houve uma ditadura, apenas uma ditabranda.

Pois a folha censurou o site “Falha de São Paulo” (Hahaha… Será que posso rir sem ser censurado também?). A história está no texto que reproduzo do site da Carta Capital. O link original é este aqui.

*** *** ***

Censura a blog que satirizava a Folha gera reação na web
Felipe Corazza
7 de outubro de 2010 às 10:07h

Blogueiros começam o movimento “censura eu, Folha” contra medida que fechou o site Falha de São Paulo

A ideia dos irmãos Lino e Mario Bocchini era satirizar a cobertura que o jornal Folha de S.Paulo tem feito das eleições presidenciais. Acabou na Justiça. A criação do site “Falha de São Paulo”, com montagens de capas do jornal e outras sátiras, rendeu um processo movido pelos advogados da Folha.

“Fizemos, por exemplo, uma montagem de Otavinho Frias de Darth Vader”, diz Lino. “A Folha, o maior jornal do país, colocou um enorme escritório de advocacia para abrir um processo de mais de 80 páginas e censurar um pequeno blog”, continua o idealizador da paródia.

Sob a pena de multa diária de 1 mil reais caso o blog continuasse no ar, os donos resolveram encerrar as atividades. A reação de outros blogueiros célebres foi praticamente imediata. O Boteco Sujo, blog do jornalista Fausto Salvadori Filho, criou o movimento “Censura eu, Folha”. Já que o Falha de São Paulo foi proibido, a ideia é veicular as imagens que precisaram ser tiradas do ar em outros blogs. “A Folha vai ter muito trabalho se quiser censurar a internet”.

A propósito da censura, mais Lino Bocchini: “não somos uma empresa, não somos filiados a partido político, não temos ninguém “por trás”. Nem temos advogado ainda. Somos dois irmãos que acham o jornalismo que a Folha faz é partidarizado (e ruim). E gostaríamos de criticar isso com humor, mas fomos impedidos de forma violenta.”

Mostrando que a teoria de Salvadori Filho procede, Um outro endereço, o http://falhadespaulo.tumblr.com, reúne o conteúdo integral do Falha.

*** *** ***

Pode ter certeza que isso também não vai sair na Folha (óbvio), Estadão, O Globo, Veja e afins.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 7 de outubro de 2010 em Brasil, Imprensa

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: