Início > Automobilismo, Fórmula 1 > FÓRMULA 1 ► Alonso supera chuva e lama na Coreia do Sul e desgarra na liderança do campeonato

FÓRMULA 1 ► Alonso supera chuva e lama na Coreia do Sul e desgarra na liderança do campeonato

Mais atrasado que os carros da Hispania, finalmente deixo meu registro da antepenúltima prova do Mundial de Fórmula 1 desta temporada, realizada na nossa madrugada do domingo passado.

O GP de Yeongam, na Coreia do Sul, foi pra lá de interessante. Não que tenha sido propriamente bom, mas interessante, lá isso foi. Afinal, quem foi o louco que autorizou uma corrida com aquele tempo horrível, chuva forte e pouca visibilidade? Lógico que foi alguém confortavelmente instalado num a sala com ar condicionado mordomias afins e não dentro de um cockpit.

Acabou que não me recordo de algum dia ter visto uma corrida em que os carros mais pareciam uniformes de jogador de futebol em dia de partida disputada na lama. Assim, depois de 55 voltas e quase três horas (somando interrupções e bandeiras amarelas) de quase um enduro, os carros pareciam exaustos (como se isso possível fosse…) e mostravam em suas carrocerias como foi dura essa prova.

Foi nessas condições que Fernando Alonso mais uma vez mostrou que está em patamar acima de seus rivais. Sem o carro mais veloz, de melhor chassi nem a melhor equipe de pit-stops (nossa, o que a Ferrari vez na parada de Alonso?), o bicampeão espanhol segue na fazendo da correção de pilotagem e determinação de vencer suas maiores armas para vencer. Sorte? Estrela? Azar dos adversários? Incompetência? Tanto faz. O fato é que Alonso conseguiu vencer de novo, abriu 11 pontos de frente para Sebastian Vettel e só uma cavalar dose de imprevistos parece ser capaz de lhe roubar o terceiro título mundial.

Em Yeongam foi assim: debaixo uma chucarada, Mark Webber largou na frente e cometeu um erro improvável? Rodou sozinho (bem, ele e a água) e saiu da pista, levanto junto Nico Rosberg, um piloto muito bom, mas que é chegado a azares desse tipo. O agravante para Webber é que ele era o único a guiar com alguma visibildade. Para todos que vinham atrás mais parecia uma corrida tipo aquela fase noturna e “neblinada” do antigo game Enduro, do Atari, pouco se enxergando algo alguns palmos à frente do nariz.

Sebastian Vettel herdou a posição do companheiro e Alonso vinha atrás, seguido por Lewis Hamilton. A desastrosa parada nos boxes da Ferrari (um mecânico perdeu um parafuso do pneu dianteiro direito) colocou Hamilton em segundo, mas logo o inglês foi traído pelas condições da pista e deu um rápido passeio fora dela, o suficiente para devolver a segunda posição a Alonso.

Mais tarde, talvez pela tal sorte de campeão, Vettel, que fazia uma corrida sem erros, foi traído pelo motor de sua RBR a sete voltas do fim e Fernando Alonso apenas administrou até a bandeirada final.

Burocrático, mas seguro, Felipe Massa acabou completando o pódio. Atrás dele, Michael Schumacher, em provavelmente sua melhor corrida no ano. Os pneus fizeram Rubens Barrichello perder duas posições, mas ainda assim chegou em sétimo. Bruno Senna conseguiu um ótimo 14º lugar, levando sua Hispania até o fim a prova. Já Lucas di Grassi não teve a mesma sorte e saiu na 25ª volta em uma das muitas colisões do dia. Com um fim de semana para esquecer, Jenson Button nada conseguiu e deu adeus às chances de um bicampeonato.

A destacar ainda a corrida kamikaze dos pilotos da Force-India. Pode-se dizer que onde havia confusão na pista, carro passeando na lama ou tocando em outro, lá estava um deles: Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi. Sutil tantas fez que acabou não chegando, mas Liuzzi ainda beliscou um excelente 6º lugar.

Colocação final após as 55 voltas do GP da Coreia do Sul:

1º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 2h48m20s810
2º) Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 14s999
3º) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 30s868
4º) Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 39s688
5º) Robert Kubica (POL/Renault) – a 47s734
6º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – a 53s571
7º) Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1m09s257
8º) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m17s889
9º) Nick Heidfield (ALE/Sauber) – a 1m20s107
10º) Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – a 1m20s851
11º) Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 1m24s146
12º) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m29s939
13º) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – 54 voltas
14º) Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – 53 voltas
15º) Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) – 53 voltas

Não chegaram:

16º) Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 46 voltas
17º) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 45 voltas
18º) Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 39 voltas
19º) Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) – 31 voltas
20º) Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – 30 voltas
21º) Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) – 25 voltas
22º) Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – 25 voltas
23º) Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 18 voltas
24º) Nico Rosberg ALE/Mercedes) – 18 voltas

Classificação do Mundial de Pilotos após 17 provas:

1º) Fernando Alonso – 231
2º) Mark Webber – 220
3º) Lewis Hamilton – 210
4º) Sebastian Vettel – 206
5º) Jenson Button – 189
6º) Felipe Massa – 143
7º) Robert Kubica – 124
8º) Nico Rosberg – 122
9º) Michael Schumacher – 66
10º) Adrian Sutil – 47
11º) Rubens Barrichello – 47
12º) Kamui Kobayashi – 31
13º) Vitantonio Liuzzi – 21
14º) Vitaly Petrov – 19
15º) Nico Hulkenberg – 18
16ª) Sebastien Buemi – 8
17ª) Pedro de la Rosa – 6
18ª) Nick Heidfield – 6
19º) Jaime Alguersuari – 3

Classificação do Mundial de Construtores:

1º) Red Bull -Renault – 426
2º) McLaren -Mercedes – 399
3º) Ferrari – 374
4º) Mercedes – 188
5º) Renault – 143
6º) Force India-Mercedes – 68
7º) Williams -Cosworth – 65
8º) Sauber-Ferrari – 43
9º) STR-Ferrari – 11
10º) Lotus-Cosworth – 0
11º) VRT-Cosworth – 0
12º) Hispania-Cosworth – 0

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: