Início > Futebol > FUTEBOL ► O Flamengo e o treinador que não vale o quanto ganha – ou vale?

FUTEBOL ► O Flamengo e o treinador que não vale o quanto ganha – ou vale?

Wanderley Luxemburgo, dizem, recebe em torno de 750 mil reais por mês. Ele e sua comissão técnica. Há anos não conquista nada relevante. Na temporada passada, ia rebaixando o Atlético Mineiro e quase rebaixou o Flamengo.

Ora, o que eu, tricolor de quatro costados, tenho a ver com isso? A rigor, nada. Mas, bolas, gosto de futebol e ontem, na casa de meus pais, acabei assistindo Flamengo x Americano. Sabe como é, bate-papo na frente da TV, joguinho rolando e um gramado impecável no reformulado estádio de Macaé. Um gramado bom é condição fundamental para que eu perca meu tempo vendo um jogo que não seja do Fluminense.

O jogo estava enroscado, o Americano um pouco melhor, mais arrumado em campo, até que aos 19 minutos ainda do primeiro tempo sua senhoria de preto decidiu expulsar um jogador do time campista. Uma dessas expulsões com um rigor não visto no Rio de Janeiro com jogadores de clube grande. Bem, quero dizer, desde que o clube não seja o Fluminense – há coisas que só acontecem conosco, não é, Souza?

Enfim, o que me impressionou mesmo foi que, após essa expulsão do jogador do Americano, o Flamengo passou cerca de 75 minutos sem criar uma única jogada de gol sequer. Umazinha para contar a história. Bem, quase isso, uma vez que, ainda na etapa inicial, Fernando apareceu quase na cara do gol, mas, como típico cabeça de área que é, espantou-se com a bola e o goleiro à frente e sequer finalizou a jogada. É o que costuma acontecer quando você enfia um monte de volantes em campo: sempre corre o risco de ver um deles na frente do goleiro sem saber o que fazer com a bola.

E com um a mais, Luxemburgo manteve em campo Fernando, Williams e Renato Abreu (depois deslocado para a ala esquerda) e fez entrar Fierro. Muito volante para enfrentar um time pequeno com um homem a menos em campo para o meu gosto.

Com tanto volante e um David completamente desaparecido, ficou fácil para o Americano anular o Flamengo, mesmo com um a menos. Thiago Neves, que estreava, tinha um jogador escalado apenas para acompanhá-lo. A partir da expulsão, Thiago continuou sofrendo a marcação individual, o que abria espaço para outros jogadores rubro-negros jogarem com liberdade. Mas quem ia fazer isso? Simplesmente não havia qualquer jogador capaz de criar jogada alguma.

O Flamengo acabou achando dois gols. Um, na sequência de um escanteio em que os zagueiros do Americano se atrapalharam e marcaram contra. Outro, quando os jogadores alvinegros ficaram ingenuamente reclamando a marcação de uma falta, enquanto o ataque do Flamengo cobrava rapidamente. E foi só.

Três pontos valem sempre, claro. Mas deve-se lembrar de que esse foi o quinto jogo do Flamengo na temporada. O time fez dois amistosos antes do campeonato carioca começar. Tudo bem que ainda falte condição física ou ritmo de jogo. Mas nada justifica a completa ausência de jogadas da equipe.

Daí a pergunta: vale pagar tanto a um técnico que tem mostrado tão pouco há tanto tempo?

Com a palavra, os rubro-negros. Vou perguntar aos que são meus amigos. Eu tenho mais com o que me preocupar lá pelas bandas das Laranjeiras.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
Categorias:Futebol
  1. Gus
    31 de janeiro de 2011 às 0:01

    David, concordo que se o Luxemburgo realmente ganhar R$ 750 mil por mês é um absurdo. O Ronaldinho mais R$ 1 milhão e tal também é. Mas o que me assusta é de onde vem essa grana toda? A Traffic está bancando 75% do Gaúcho? Beleza, mas como se pode pagar a um profissional no nosso país essa grana toda? Negócios são negócios, se der lucro está ótimo. No entanto, TODOS os clubes reclamam que estão sem dinheiro, precisam da ajuda do governo (Time Mania e etc…) e não sei mais quantas outras coisas. Quanto os nossos times devem mesmo de impostos?

    Curtir

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: