RSS

FUTEBOL ► Eliminação do Corinthians na Libertadores: muito barulho por nada

11 fev

Como já disse algum dia em algum post, sem tempo e com este calor fica difícil sentar ao computador para guardar coisas que passam por esta cabeça aqui. Mas não é por isso que, mesmo com atraso e na medida do possível, vou cuidando deste alfarrábio eletrônico.

Uma das coisas que iam ficando para trás é a eliminação do Corinthians na fase de pré-Libertadores, quando o clube paulista tornou-se o primeiro brasileiro a cair fora da maior competição do continente antes da fase de grupos. E cair feio, para o nada expressivo Deportivo Tolima, da Colômbia.

Foi um quiproquó lá pelas bandas do Parque São Jorge, com torcedores revoltados com o fracasso promovendo atos de vandalismo e ameaçando até a integridade física dos jogadores. Injustificável.

Mas tudo começou com uma mentira, que foi a terceira colocação alcançada pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro passado. Afinal, sob o rigor dos fatos, o Timão foi favorecido de uma forma imensamente desproporcional e quase sem precedentes por seguidos erros de arbitragem ao longo da competição nacional. Não foi aquele caso do “eles erram para todos os lados”. Foi o caso de “eles erraram muito para o mesmo lado”.

Sem tais erros, sinceramente, acho que o Corinthians teria ficado ali entre a sétima e a décima posição. Foi o futebol que jogou, especialmente após a saída de Adílson Batista.

O limitado apetite ofensivo de Tite fez o Corinthians não superar sequer os reservas e juniores do Goiás numa partida decisiva. Esse era – e ainda é – o padrão da equipe.

Assim, sem reforços e mal preparada, em nada surpreendeu a eliminação em dois jogos contra um modesto time colombiano. Time esse que foi superior mesmo no Pacaembu, de onde não saiu com a vitória apenas devido a um crasso erro da arbitragem (opa!).

Apenas a torcida (e talvez alguns dirigentes e jogadores), iludida com a terceira colocação, achou que levaria de barbada, até porque esse é o nosso papel de torcedor mesmo, se iludir com qualquer coisa que dê esperanças de que nosso time alcançará todas as glórias do futebol.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 11 de fevereiro de 2011 em Futebol

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: