Início > Televisão > TELEVISÃO ►O estranho planeta de dois sóis de nossas telenovelas

TELEVISÃO ►O estranho planeta de dois sóis de nossas telenovelas

Eu não gosto de novelas. Vi muitas, até, ao lado de minha mãe, nos tempos (saudosos) da saudosa TV Tupi. “A Viagem”, “Éramos Seis”, “Vitória BonellI”, “Mulheres de Areia”, “O Profeta”… Até da Globo assisti quando criança – e gostava! Coisas como “Irmãos Coragem” e a única “Saramandaia”. Eram bons folhetins protagonizados por grandes atores.

Mas hoje, não. As novelas brasileiras assumiram totalmente aquele jeitão de folhetim mexicano ou venezuelano que tanto era criticado por aqui décadas atrás. Da cenografia à interpretação.

Minhas últimas exceções foram a ótima e realista “Corpo Santo”, criação do jornalista e escritor José Louzeiro e exibida na também extinta Rede Manchete, e a refilmagem de “Éramos Seis” no SBT. Não resisto ao pujante romance com ar de crônica social do livro escrito pela senhora Maria José Dupré.

O que é exibido atualmente só me faz rir, debochar, criticar ou resmungar uma série de inconveniências que simplesmente me tornam a pior companhia a se ter ao lado para alguém que goste de assistir novelas – como minha própria esposa.

Vez por outra isso acaba acontecendo, seja em meu lar ou na casa de meus pais. Por isso tento ficar longe da telinha quando as pessoas estão curtindo suas novelas. Mas às vezes isso não é possível e acabo reparando no que se passa ali à minha frente. E nessas horas, apesar do esforço, acabo abrindo a boca. Mas o que posso fazer? Foge ao meu controle. Roteiros inverossímeis, personagens caricatos, total desapropriação de temas a horários, interpretações canhestras…

Daí que a única chance de me flagrarem assistindo por vontade própria a algum trecho de novela é a novela ser fora dos padrões e/ou despretensiosa. Como a tal “Os Mutantes” que a Record exibia (ou exibe?). Eu não acompanhava episódio a episódio, nem sequer me preocupava com isso. Mas eventualmente perdia alguns minutos ali curtindo efeitos e personagens que me remetiam aos super-heróis de histórias em quadrinhos que tanto curti. Nada absolutamente a ser levado a sério.

Porém (sentiu o esforço para não repetir o “mas” iniciando novo parágrafo?), pior de tudo, o que mais me irrita, o que menos consegue me fazer ficar de bico calado, é o padrão global de iluminação que se disseminou como praga por todos os canais.

Cena: interior de residência. Dia. Como de hábito nas novelas da Globo, personagens ricos, ambiente amplo. Janela de um lado. Percebe-se área aberta de outro. Suposta iluminação solar (clara) vindo de um lado, por trás de um dos personagens. Corte de câmera. O outro personagem enquadrado. Iluminação supostamente natural saindo daquele fundo aberto do outro lado.

Fala sério! Que planeta é esse em que o Sol aparece simultaneamente de dois pontos opostos? Ou que tem raios mais mágicos que a bala que matou Kennedy, a ponto de fazerem curvas e entrarem simultaneamente em ambientes fechados por todos os lados? E se mais janelas ou áreas abertas vazassem naquele cenário, mais luz surgiria de lá.

O papo de “liberdade artística” para facilitar a captação da imagem não cola. Acho uma iluminação totalmente mentirosa e que, a mim, torna patética toda a encenação. Fora da realidade. Artificial. R-i-d-í-c-u-l-a.

Ou então eu que sou um idiota e não percebo que essas novelas todas não são ambientadas no planeta Terra e sim no planeta Tattoine, por exemplo, terra natal de Anakin Skywalker em “Guerra nas Estrelas”. Ou no recém-descoberto planeta com dois sóis na constelação de Lira.

Eita, David burro, burro, burro! Um dia você aprende…

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Categorias:Televisão
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

