RSS

FUTEBOL ► Acabar com a violência das torcidas organizadas é simples, basta vontade

04 maio

No domingo em que Vasco e Flamengo acabaram decidindo o Campeonato Carioca deste ano, novos atos de violência, com mortes inclusive, foram registrados entre as ditas torcidas organizadas de ambos os clubes.

Falanges criminosas que nada têm de torcida, apenas de organizadas.

No início desta semana, bandidos travestidos de torcedores do Botafogo invadiram a sede do de General Severiano soltando bombas e apavorando crianças que frequentam o clube. Crianças cujos pais são associados que contribuem com o Botafogo e deveriam estar protegidas dentro de uma instituição privada.

Esse problema de violência desses grupos ligados aos grandes clubes do país possui solução extremamente simples, basta vontade. Só que não há interesse de autoridades políticas ou esportivas em coibir a ação desses marginais.

Uma comparação que sempre faço: fossem grupos agindo em torno de bailes funk em comunidades carentes e as autoridades tomariam as medidas de praxe, tipo fechar o baile por ameaçar a segurança dos moradores da região.

Alguém imagina alguma autoridade proibindo jogos no Maracanã por causa das inúmeras brigas nas redondezas do estádio em dias de clássico?

Pois é.

Todas as torcidas organizadas possuem CGC. Quase todas recebem as bênçãos de dirigentes dos clubes, posto que são massa de manobra sempre útil em época de eleições internas ou mesmo para outras ações políticas . Muitas constituem base eleitoral em época de eleições municipais.

O parágrafo acima é a única justificativa para que o “problema” da violência não seja solucionado, pois o “problema”, como se vê, é solução para muita gente que orbita em torno do futebol.

Por isso tantos ingressos gratuitos para esses grupos. Ou você acha que algum torcedor gasta 60 reais para ir ao futebol e ficar brigando com os outros?

Quantos daqueles que aparecem naquelas imagens que mostram centenas de “torcedores” em direção a um estádio (ou uma arena?) em formação ameaçadora você acha que pagam ingressos na bilheteria?

Daí a responsabilidade clara e óbvia dos clubes, cúmplices de toda essa violência da qual temos notícia. Cúmplices e totalmente impunes, assim como os que efetivamente cometem os atos violentos.

Curioso que até poderosos bicheiros do estado foram presos por formação de quadrilha, por se reunirem com seus seguranças armados. Por outro lado, tantas e tantas vezes grupos de torcidas organizadas são detidos com gente armada no meio e… nada.

Como nada é o que as autoridades de diversos níveis efetivamente fazem para combater a violência envolvendo torcidas organizadas.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 4 de maio de 2011 em Futebol

 

Tags: , , , ,

2 Respostas para “FUTEBOL ► Acabar com a violência das torcidas organizadas é simples, basta vontade

  1. rocha

    31 de maio de 2011 at 22:56

    Torcidas organizadas nao trazem nehum beneficio para a sociedade alem de causar violencias gratuitas,vandalismo e mortes.

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: