RSS

ESPORTE ► A lei do meu pirão primeiro na ginástica artística brasileira

01 nov

Abaixo, matéria publicada no UOL durante a disputa dos Jogos Panamericanos de Guadalajara. O link original é este aqui.

*** *** ***

28/10/2011 – 07h00
Pan marca decadência da ginástica
feminina com racha e intrigas
entre atletas 


Gustavo Franceschini 
Em Guadalajara (MEX)

A ginástica feminina do Brasil, que viveu anos como esperança de medalha olímpica, vive seu pior momento desde o surgimento da geração que levantou o esporte. Nesta sexta, a equipe verde-amarela tem sua última chance de medalha no Pan de Guadalajara, mas o mau desempenho nos primeiros dias e o vazamento de informações sobre o mau relacionamento entre as atletas já evidenciou a crise interna.

A seleção chegou ao Pan de Guadalajara depois de falhar no Mundial de Tóquio, que dava vaga para os Jogos de Londres, em 2012. Nenhuma das ginastas conseguiu medalhas individuais e o time ficou fora da lista dos oito melhores, que conseguiriam vagas olímpicas. No México, a história foi parecida.

A equipe ficou na modesta quinta colocação, fora do pódio da competição pela primeira vez desde o Pan de Mar del Plata, em 1995. Nas provas individuais também não foi bem. O melhor resultado até aqui foi de Adrian Nunes, quarta no salto. Nesta sexta, Daniele Hypolito faz sua última tentativa de medalhas no solo, final para a qual se classificou com a sétima melhor nota.

Para ir a Londres, o time precisa se encaixar e conquistar quatro vagas entre oito países concorrentes que estarão no evento-teste na Inglaterra, em janeiro de 2012. Tudo muito diferente dos números de alguns anos atrás. Daniele Hypolito, por exemplo, foi a primeira brasileira a conseguir medalha em um Mundial, em 2001, com a prata no solo.

*** *** ***

Como torcedor da ginástica artística brasileira, do tempo em que torcia apenas pela simples classificação para uma Olimpíada, só tenho a lamentar a posição da ginasta carioca. Nas palavras dela, em outras matérias, basta ver onde ela estava e onde está agora.

Onde está Daniele? Bronze numa competição pan-americana? É o máximo que ela almeja? E o resultado da seleção brasileira? Ou melhor: e o fracasso da seleção brasileira?

Não li nem ouvi comentário sobre onde estava e está a seleção brasileira agora.

O fato é um só: o Brasil não existia no mapa da ginástica artística antes da seleção permanente treinada pelo ucraniano Oleg Ostapenko.

E a seleção permanente, levada para longe do Rio de Janeiro, sempre foi vítima de muitas historinhas envolvendo Daniele. Daniele, ginasta criada por Georgette Vidor, renomada treinadora do Flamengo, de inúmeros serviços prestados ao esporte, mas que nunca teria se conformado com o passo além que nossa ginástica precisava dar. Um passo além que não a teria no comando.

Além disso, comenta-se que Daniele Hypólito e outras ginastas não gostam da ideia de ficar longe da Cidade Maravilhosa e sua vida social. O que não deixa de ser justo. Porém, talvez não muito adequado a atletas que se propõem a um alto rendimento. E também que Oleg Ostapenko não seria um sujeito dos mais simpáticos no trato com as meninas.

Sem dor, sem ganho. Batida máxima do chamado esporte de alto rendimento.

Alguém imagina um cubano colocando a vida social acima de seus treinamentos?

Sem Oleg Ostapenko e seu mau humor e rigidez no trabalho, o Brasil não se classificou para as Olimpíadas de Londres e passou vexame em Guadalajara, obtendo uma – a esta altura – ridícula quinta colocação e ficando fora do pódio pela primeira vez desde Mar del Plata, em 1995.

Quantas casas andamos para trás?

Mas, para Daniele, Hiypolito, está bom. Basta ver onde ela está agora…

É a minha visão de torcedor brasileiro nesse caso.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 1 de novembro de 2011 em Esporte

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: