RSS

IMPRENSA ► Sensacionalismo pouco é bobagem II

12 fev

O post anterior, na verdade, já estava formatado na minha mente há algum tempo, mas simplesmente eu tento não levar mais essas coisas muito a sério.

Quem se importa com qualidade neste país?

Dois casos anteriores muito me chamaram particularmente a atenção para essa pouca vergonha.

E em ambos os casos, a covarde fórmula de tirar uma frase do seu contexto para vender jornal (“vender jornal” é força de expressão, claro…).

Um, com o meu Fluminense. Ao se apresentar para uma nova passagem nas Laranjeiras, teve portal (não lembro qual) manchetando algo nessa linha sobre a entrevista de Thiago Neves: “Thiago Neves quer vencer o Fla de qualquer jeito”

A manchete leva a quem lê o entendimento de uma coisa, quando o contexto é bem diferente. Parece que o jogador já está provocando o ex-clube, atiçando a torcida…

Respondendo como iria reagir se marcasse um gol contra o Flamengo, Thiago disse: “Reação normal, vou comemorar. Fiz amizade, mas não vou mudar o meu estilo, sempre com respeito. Agora é outro clube, é a minha casa. Vou querer vencê-los de qualquer jeito.”

Ora, óbvio que ele diz que vai querer “vencê-los de qualquer jeito”, porque agora está em outro clube, como disse em relação ao Fluminense quando jogava na Gávea e como se referiria a qualquer adversário.

Outro exemplo da calhordice que impera no meio foi quando da apresentação do atacante Elton no Corinthians.

Elton, cria do Vasco.

A Folha.com, em mais um exemplo de jornalismo marrom, destacou: “Apresentado no Corinthians, ex-vascaíno critica antigo clube”

Eu VI e OUVI a entrevista do jogador. A maneira que o UOL coloca faz crer que o centroavante saiu cuspindo no prato onde comeu – aliás, onde nasceu para o futebol também.
Mas não foi nada disso. Ao pedirem que comparasse a estrutura do novo clube com a do antigo, Elton, polidamente, disse o que todo mundo sabe.

Segundo a própria Folha: “É uma diferença muito grande [entre o ex-clube e o atual]. Sem desmerecer o Vasco, que é grande, mas precisa melhorar muito [em termos de estrutura]. O Corinthians dá tudo, o hotel é muito bom e tive um impacto muito grande quando cheguei aqui.”

Ou seja: mais uma tentativa baixa e torpe da imprensa de vender notícia criando intriga, fofoquinha.

Aliás, a imprensa atual parece muito influenciada pelas telenovelas. Vá gostar de uma fofoca assim lá na frente de uma televisão…

A mesma “estratégia” já havia sido utilizada quando Washington deixou o Fluminense no início de 2009 e foi para o São Paulo. Situação incrivelmente parecida com a de Elton, inclusive nas palavras.

O objetivo é simples: jogar um jogador contra a torcida de seu ex-clube e daí garantir material pelas semanas seguintes, até o primeiro confronto entre o ex e o atual clube do jogador.
Assim tem sido todo dia em diversos portais da internet: uma avalanche de mau jornalismo. E nem estou falando da parte técnica…

E o pior é que tem muito (muito mesmo) torcedor distraído que cai nessas esparrelas baixas e partem para bate-bocas sem fim e totalmente sem sentido na grande rede.

Como aprendi com Mário Lago, isso é caso de sinecura, gente ganhando para não trabalhar, porque chamar de “trabalhar” em relação a jornalismo e fazer isso é puro achincalhe da profissão.

Como a ideia estúpida de acabar com a exigência do diploma para exercê-la.

A Folha está aí mesmo como exemplo do que um jornalismo descompromissado pode fazer.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de fevereiro de 2012 em Imprensa

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: