RSS

TELEVISÃO ► Perdeu uma ótima chance de ficar calada, Dona Sky…

14 fev

O exercício do monopólio nas comunicações brasileiras sempre foi desejo nem sempre muito bem mascarado por aquele grupo empresarial que tem a maior emissora de televisão da América Latina.

Infelizmente para ele, com o fim da ditadura e a explosão da internet tem ficado cada vez mais difícil impor sua vontade.

Mas nada que o impeça de lutar. Como bem prova agora as barreiras que o canal Fox Sports Brasil encontra para entrar nas grades da Sky e da Net, duas operadoras ligadas a essa poderosa família global.

Aliás, telecomunicações que configuram um dos maiores erros – senão o maior – do governo Lula, que jamais poderia ter autorizado a fusão DirecTV e Sky, o que gerou quase um monopólio nas TVs por assinatura, com a nova  Sky e a Net, do mesmo grupo empresarial, detendo à época talvez mais de 80% do mercado.

Com isso, de cara já  perdemos (eu assinava a DirecTV) vários canais que saíram da grade em nome de parceiros das Organizações Globo ao redor do mundo. Foi o caso do ótimo canal português RTPi, que deu lugar à boba SIC, que até telenovela brasileira passa. Além disso, a qualidade do serviço e do atendimento despencou.

Hoje Sky e Net somam 70% dos assinantes de TV por assinatura no país e lutam ferozmente para barrar a entrada da Fox Sports, apenas porque isso contrariaria os interesses do SporTV, braço esportivo global na TV paga.

A Fox Sports é quem cedia os direitos de transmissão dos jogos da Taça Libertadores para o SporTV. Entrando no mercado nacional, obviamente que a Fox utilizará de sua exclusividade para a transmissão em canais fechados, tendo a Rede Globo o direito ainda de transmitir duas partidas semanais na TV aberta.

Até aí morreu o Neves, todos conhecemos o estilo global de entender TV: tudo para a gente, nada para os outros e que se danem os telespectadores. Ao longo da História, repetidas vezes a Rede Globo tirou atrações de outros canais e as trancou em sua geladeira, apenas para eliminar a concorrência.

O caso Fox Sports é um exemplo mais ou menos nessa linha. Como não pode adquirir o poderoso canal esportivo, tentam impedir sua veiculação. Afinal, é um canal reconhecido mundialmente e que entra forte no nosso mercado, para a felicidade do assinante que acompanha eventos esportivos. Logo, seria absolutamente natural que qualquer operadora desejasse ter o novo canal em sua grade.

Menos, claro, Sky e Net.

Só que a Sky se superou, com um comunicado extremamente babaca (desculpe o termo), hipócrita e burro até, recomendando a seus clientes que peçam para que o Fox Sports Brasil exiba os jogos da Libertadores no Speed e no FX, canais do grupo Fox, como ocorreu na chamada pré-Libertadores.

Como se costuma dizer no vôlei, pediu para levar medalhada no peito, não é mesmo?

Pois a Fox bateu com tudo, postando: “A partir de agora todos estão livres para pedir jogos do PPV no GNT, Multishow, Globonews, Telecine…”

Foi no peito, resvalando na cara, não é mesmo?

Ridícula, Sky, ridícula. Meu dinheiro, assim, você não verá mais.

Eu quero ter o Fox Sports em casa, não apenas por causa da Libertadores. Dei um tempo para a Net disponibilizar o sinal. Caso contrário, tchau e benção. Tem sempre operadora ligando aqui para casa oferecendo isso e aquilo de vantagens.

Até na ESPN Brasil estão pedindo o acerto com a nova concorrente.

O consumidor tem que fazer valer a sua vontade.

E aos poucos vai fazendo: praticamente todas a demais operadoras de TV por assinatura já estão fechadas com o novo canal esportivo.

O mercado funciona assim.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14 de fevereiro de 2012 em Televisão

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: