RSS

LONDRES 2012 ► “Muito prazer, Yane Marques.”

18 ago

Domingo passado, Dia dos Pais, foi o último dia olímpico. E lá estava nossa Yane Marques disputando as últimas medalhas de Londres 2012 no Pentatlo Moderno.

Por acaso, acompanho a pernambucana desde 2007, quando conquistou o ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio de janeiro.

No ano seguinte, na Olimpíada de Pequim, Yanes ia bem e provavelmente disputaria um lugar no pódio, não fosse seu cavalo ter refugado na prova de hipismo.

Aí acabou em 18º lugar, bem no meio da tábua de classificação.

Ano passado, no Pan de Guadalajara, Yane beliscou a medalha de prata e fechou o ano com o terceiro lugar no ranking mundial.

Logo, eu particularmente tinha boa expectativa para sua participação em Londres. Por isso lá estava eu frente à TV, ainda na nossa madrugada de domingo, acompanhando a disputa de esgrima, primeira perna do pentatlo moderno.

Após a esgrima, os 200m livres da natação, onde Yane foi muito bem, chegando ao segundo lugar, posição mantida após a prova de hipismo.

Assim, ao chegar para almoçar com meu pai, faltava apenas a prova combinada de tiro e corrida. Fui então dar uma olhada no O Globo para confirmar o horário e até me informar melhor sobre o retrospecto de Yane nessa prova combinada – mesmo sabendo que, estando em segundo até ali, ela tinha grandes chances de faturar uma medalha. Meu maior temor de torcedor era a prova de hipismo.

Mas não é que simplesmente não existiam as palavras Yane Marques ou pentatlo moderno no caderno olímpico de O Globo?

Dos nossos atletas da maratona, também realizada no domingo, havia qualquer coisa num boxe pequeno. Mas de Yane Marques, nada.

Fiquei pensando no absurdo de um jornal de grande porte ter um caderno especial sobre os Jogos Olímpicos e ignorar totalmente a última participante brasileira no evento, uma atleta com boas chances de medalhar.

Consegui dar uma olhada em outros “grandes jornais”. No O Estado de São Paulo, também nada, a não ser na programação do dia.

Na Folha de São Paulo, porém, matéria de destaque, informando no título a terceira posição de Yane no ranking e uma declaração dela dizendo que uma medalha não seria surpresa.

Perfeito.

Curioso que nas páginas do O Globo na internet havia uma boa matéria sobre Yane Marques. Mas parece que faltou espaço para o texto na edição impressa.

E é isso que não entendo: para manter-se viva, a edição impressa dos jornais tem que ter um algo a mais que resulte em um ganho para o leitor em relação ao que ele encontra na grande rede mundial de computadores. Um algo a mais como precisão, qualidade ou diversificação da informação.

Não pode se tornar o jornal impresso um simples resumo do que saiu ao longo do dia anterior na internet.

Eu, que prefiro ler um jornal em mãos, acabo ficando com dificuldades de justificar essa preferência diante das pessoas que preferem a praticidade do clique-clique-clique.

O jornal impresso precisa se tornar ágil o suficiente para produzir em um dia o que as revistas fazem (ou faziam) em uma semana ou um mês: material acrescido de qualidade de conteúdo sobre o que já foi noticiado.

Não pode ficar na base do mais do mesmo.

Nem, claro, na base do menos.

Desse modo, em uma outra vez uma Yane Marques nossa da vida não vai aparecer do nada na edição de um determinado dia com medalha no peito e matéria de destaque em um jornal para o qual ela não existira na edição da véspera.

Daí que me veio ironicamente à cabeça a ideia de parafrasear Renato Gaúcho quando o Fluminense eliminou o Boca Juniors na Taça Libertadores de 2008:

“O Globo, muito prazer, Yane Marques”.

Ou “Estadão, muito prazer, Yane Marques”.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de agosto de 2012 em Esporte, Imprensa, Londres 2012

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: