RSS

OLIMPÍADAS ► CBF deixa seleção feminina vestindo roupa velha

03 out

Os eventos das Olimpíadas de Londres já são História, mas há coisas que não podem deixar de ser registradas.

Especialmente quando nenhum registro foi feito a respeito. Procurei e não achei.

Todo mundo está careca de saber do descaso da CBF em relação ao nosso futebol feminino. Às vésperas das competições importantes, a famigerada instituição que (des)controla o futebol brasileiro abre as portas da concentração da Granja Comary talvez a título de dar uma satisfação e numa tentativa de livrar sua imagem.

Para lá vão as jogadoras convocadas, de diversas categorias, que vivem dias de treino e estrutura que em nada se assemelham ao que enfrentam na dura batalha por tentar ser profissional de futebol feminino no Brasil.

O futebol feminino por aqui sempre foi largado ao Deus dará e ponto. Nem vale a pena perder linhas relatando o que é óbvio e de conhecimento de todos que acompanham o velho e violento esporte bretão.

Um descaso que começa com a escolha de comissões técnicas inaptas, sem qualquer currículo relevante, que estão jogando fora os últimos anos de uma geração que tem duas jogadoras fabulosas como Marta e Cristiane.

Não é coincidência: a única vez que a seleção brasileira praticou um bom futebol, obtendo resultados não apenas devido à categoria e à dedicação das jogadoras, foi quando teve em seu comando o treinador Renê Simões. Um técnico de verdade, de comprovada competência.

O resto…

O resto é como vimos nas Olimpíadas, um futebol desencontrado, desorganizado, fraco taticamente, verdadeiramente troncho.

Quem acompanhou o Mundial Sub-20 pouco depois viu a mesma coisa: técnico incompetente, seleção sem padrão, atuações paupérrimas.

E agora no Mundial Sub-17 já vemos o quanto o Brasil vai ficando para trás, por exemplo, até do Japão, país que efetivamente planejou uma estruturação de seu futebol feminino e que nos enfiou uma sonora goleada.

Mas isso aí – que eu disse que não ia perder tempo escrevendo e já perdi – felizmente tem sido cada vez mais alardeado na mídia.

O que não foi alardeado e que passou despercebido de todo mundo (se eu estiver errado, me corrija) foi o que eu chamo de suprassumo do descaso: a roupa velha.

Pois bem. Todas as delegações das diferentes modalidades de esportes coletivos – e mesmo daqueles individuais – costumam aguardar com gostosa expectativa a entrega dos uniformes para uma competição como os Jogos Olímpicos. Da roupa para o desfile de abertura até a que vai ser usada no campo de jogo.

Em geral, nas delegações do mundo inteiro, uniformes novos.

No Brasil foi assim também, com o interessante detalhe de não haver uma padronização rígida. Era necessário, apenas, claro, tons nas cores da nossa bandeira. Isso proporcionou até o estiloso uniforme sensação da equipe feminina de handebol (também sensação).

No futebol, os homens usaram a recém-lançada camisa da seleção principal, uma certa honra, não?

Pois no feminino, as jogadoras foram a campo com o uniforme velho da Nike.

Pior: “aquele” uniforme VELHO e com uma camisa muito, muito, MUITO feia, a MAIS FEIA da história da seleção brasileira.

Basta ver as fotos e notar a diferença.

Pensando bem, até faz sentido, quer saber?

Afinal, é um perfeito retrato – com ares de atestado oficial – do descaso da CBF para com o futebol feminino no Brasil.

Mandar as meninas para Londres com roupa velha… Cara, a melhor maneira de fazer uma mulher se sentir por baixo é fazê-la ficar indo a festas com roupa velha, enquanto todo mundo vai de roupa nova.

Completamente por baixo.

E o fracasso da seleção feminina de futebol esteve bem à altura de todo esse descaso.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 3 de outubro de 2012 em Esporte, Futebol, Londres 2012

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: