Início > Brasil, Rio de Janeiro, Saúde > RIO DE JANEIRO ► Ação de grupo de saúde que deixa Ilha do Governador sem atendimento pediátrico exemplifica mercantilização da Medicina

RIO DE JANEIRO ► Ação de grupo de saúde que deixa Ilha do Governador sem atendimento pediátrico exemplifica mercantilização da Medicina

Menos-exame-mais-cifrão1-blog-a-sua-saudeMoro na Ilha do Governador, bairro do Rio de Janeiro com cerca de 250 mil habitantes.

E brevemente sem um único posto de atendimento pediátrico.

Num passado já algo distante, havia a Prosilha, clínica especializada em pediatria, mas que caiu em mãos inaptas e ineptas e cujo local onde funcionava hoje abriga uma creche.

O bairro passou a contar, então, com o setor de pediatria do Centro Médico Santa Maria Madalena.

Mas agora não conta mais.

Acontece que, pelo que se comenta e se publica, o proprietário faleceu e os herdeiros venderam metade da instituição, que passa por grandes mudanças. Aparentemente, pelo que sentimos na própria pele, todas danosas a nós, cidadãos.

Bons profissionais dispensados, serviços encerrados.

Uma dessas mudanças, o fim do atendimento pediátrico.

Do mesmo grupo Memorial Ilha (segundo publicações) que detém o Santa Maria Madalena, o Hospital São Bento seria a nova casa responsável pelo atendimento infantil no bairro.

Seria.

Primeiro, é uma casa de não muito boa reputação, tanto que não trabalha com alguns dos mais renomados e exigentes planos de saúde, que não a credenciam. Péssima aparência, sujeira aparente, funcionários exalando pouca vontade.

Segundo, porque, não bastasse a qualidade – ou não – da casa, ela anunciou que em breve estará acabando com o atendimento infantil, mantendo apenas a emergência.

Mas como assim? Um bairro com esse contingente populacional sem um único posto de atendimento especializado à saúde das crianças?

Dizem por aí que isso acontece porque “pediatria não dá dinheiro”.

É, faz até sentido quando observamos como e com que motivação se formam e trabalham os médicos brasileiros – exceções de praxe à parte.

E o pior de tudo: costas quentes a rodo.

O já tradicional (não que isso signifique qualidade) jornal “Ilha Notícias”, com notícias do bairro, propriedade de um jornalistas e político local, parece ser um grande entusiasta desse grupo Memorial Ilha.

Ao menos é o que podemos deduzir das notas abaixo reproduzidas, disponíveis nesta semana no site do jornal, que parece achar tudo isso maravilhoso e que o Memorial Saúde está “bombando” (link original aqui):

*** *** ***

Memorial Saúde

O Memorial Ilha, empresa de plano de saúde, ficou mais forte ao adquirir recentemente o Centro Médico Santa Maria Madalena e o Hospital São Bento.

São Bento

Por falar em São Bento, a partir de fevereiro o hospital deixa de ter internação pediátrica. Funcionará somente com emergência 24h. Em março já terá equipamentos para tomografia, mamografia e densitometria. Boa!!! 

*** *** ***

É o caso de perguntar: acabar com a internação pediátrica na Ilha do Governador é uma coisa “boa!!!” para quem, cara-pálida?

Isso tudo funciona como mais um exemplo claro da histórica e característica falta de compromisso social do jornalismo brasileiro, onde o que importa são os interesses patronais. Sempre foi assim. E continua sendo.

Para agravar a situação do bairro, o bom Hospital Balbino, no vizinho bairro Olaria, anuncia para 28 de fevereiro o fim do atendimento pediátrico.

Resta a nós, mães e pais insulanos, nos socorrermos, por exemplo, na Tijuca, onde há ainda um especializado Prontobaby e um Quinta D’Or com um setor pediátrico funcionando 24 horas.

Até quando, não se sabe.

Talvez seja esse um mal disfarçado e esdrúxulo método de controle populacional…

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: