RSS

SOCHI 2014 ► Patinação artística: louvação da criatura ao Criador?

12 mar

sochi_2014_mascotes Yulia_Lipnitskaya_2As Olimpíadas de Inverno tornaram-se populares (ou ao menos mais populares) no Brasil a partir de 2010, com a extensiva cobertura promovida pela Record, detentora dos direitos exclusivos de transmissão na TV aberta. Até então, o povo achava que Jogos Olímpicos eram apenas um só, quando na verdade aqueles conhecidos Jogos Olímpicos representam apenas as Olimpíadas de Verão.

E eu, que sempre acompanhei a distância, colhendo resultados em jornais e curtas matérias de TV, pude então saciar melhor minha sede por competições olímpicas, sejam elas de verão, outono, primavera ou verão.

Infelizmente, ainda sou daqueles espectadores bissextos, que por mais que goste das diversas modalidades de inverno, acabam acompanhando as competições apenas de quatro em quatro anos. Este ano estava complicado, mas consegui, na medida do possível, acompanhar algumas coisas. Bem menos do que eu gostaria, mas melhor do que nada, né?

E o primeiro registro que guardo aqui é sobre a patinação artística.

A meu ver, a patinação artística sobre o gelo, especialmente nas provas de figure skating e de dança de pares, é a mais bela competição existente, de uma plasticidade e sensibilidade muitas vezes emocionante.

Lógico que nem tudo é perfeito e a patinação artística, paradoxalmente, costuma ser a competição mais sobressaltada por escândalos e denúncias de manipulação de resultados, mas isso é outra história – ou outro post.

O que importa é que, resultados armados ou não, o trabalho e a arte dos patinadores são  incorruptíveis.

E lá estava eu acompanhando o que podia. Naquele primeiro momento, a competição por equipes.

Foi quando essa menina aí debaixo, rostinho de anjo e nome complicado de sapeca, a ainda adolescente russa Yulia Lipnitskaya, um prodígio de apenas 15 anos, do alto de seu 1,58m protagonizou um espetáculo maravilhoso:

Pode parecer bobagem, mas, assim que acabou a apresentação, a primeira coisa que me veio à mente foi Deus. Sei lá exatamente por quê. Foi um pensamento tipo: “Senhor, que coisa linda! Por que sua criação não se dedica a louvá-lo mais, não se compraz ao bem, com a dedicação com que essa menina produz um espetáculo desses?”

Achei bonito demais. Me lembrou muito de outra adolescente que emocionou o mundo numa Olimpíada: a romena Nadia Comaneci em 1976, em Montreal, a primeira atleta a receber nota 10 – na verdade foi uma sucessão de notas 10 – em ginástica artística.

No dia seguinte, Yulia ainda brindaria o público com outra tocante exibição, dessa vez sob o tema do filme “A Lista de Schindler”, trajando vestidinho vermelho como aquela criança da obra cinematográfica,  emocionando a todos que a assistiam. Infelizmente, o único vídeo completo da exibição disponível no YouTube pertence ao “espólio” da competição, o que impede a publicação direta. Apenas é possível postar o endereço e dali acessar a página deles no YouTube. Achei mais simples ilustrar outra soberba performance de Yulia com o vídeo da apresentação dela no Campeonato Europeu, quando repetiu o mesmo programa e conquistou o primeiro lugar:
ATUALIZANDO: Bem, depois de nova “queda” de vídeo, vamos a mais uma tentativa, agora de volta a Sochi, pelas mãos do YouTube e de um canal de esportes francês, o FranceTV Sport:

Na competição individual, a menina falhou, tanto no short program quanto no free program. Foi ao chão, provocando um chocante silêncio no ginásio, quase um silêncio de dor, a cada queda.

Mas é algo que acontece com todo patinador: cair. E aquelas primeiras apresentações de Yulia Lipnitskaya definiram o ouro por equipes para o time russo – com ou sem marmelada.

Mas, para mim, a classificação aqui pouco importa.

Importa mesmo a beleza divina que o homem ainda é capaz de produzir e apresentar sob o peso de anos de tombos e mais tombos em busca de uma quase inalcançável perfeição sobre o gelo.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 12 de março de 2014 em Sochi 2014

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: