Início > Brasil, Política > BRASIL ► Lula: “A Globo na campanha presidencial de 2014 dedicou mais tempo dando manchetes contra a Dilma do que a duração de uma partida de futebol”

BRASIL ► Lula: “A Globo na campanha presidencial de 2014 dedicou mais tempo dando manchetes contra a Dilma do que a duração de uma partida de futebol”

atenção_manipulacaoNo site Carta Maior, Saul Leblon publicou o artigo “Lula aos indecisos: como era o Brasil antes do PT?”.

Obviamente, concordo com o escrito e o link original do texto é este aqui.

Dali tomo a liberdade de extrair trechos do discurso do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sobre a “isenta” participação da Rede Globo na cobertura das eleições deste ano, começando pelo que intitula este post:

“A Globo na campanha presidencial de 2014 dedicou mais tempo dando manchetes contra a Dilma do que a duração de uma partida de futebol.”

Na sequência Lula não deixou passar mais uma atuação entrosada dos jornais “O Globo”, “Estadão” e “Folha de São Paulo” na defesa das forças retrógradas e contrárias à ascensão popular ao poder e a uma vida melhor:

“Isso acontece porque neste país não existe liberdade de imprensa, mas sim a doutrina de nove famílias que dominam a comunicação e nutrem ódio pelo PT. Não pelos erros que o PT possa ter cometido.  O PT tem defeito? Tem.

Mas eles nos odeiam não pelos nossos defeitos. E, sim, porque o PT promoveu a ascensão social dos pobres neste país.

É por isso que eles atacam a Dilma com o equivalente a três manchetes negativas por dia cada um.”

A propósito, é um exercício divertido você colocar – especialmente em época de campanha – esses três tabloides e mais a “Veja” lado a lado a cada segunda-feira, por exemplo. parecem ser os Três Patetas (que, como os Três Mosqueteiros, na verdade são quatro) da imprensa brasileira. As manchetes de um completando a de outro, uma orquestração patética de quem é covarde o suficiente para honestamente declarar sua preferência política e sua parcialidade.

É uma mídia destinada a um consumidor específico, ávido por ler exatamente o que encontra ali.

E o pior é que incautos eventualmente acabam caindo nessa arapuca – como, aliás, tantos caíram ao longo de tantas décadas.

Como bem disse Leonardo Boff (ver post anterior), nos governos petistas não houve apenas uma alternância de poder, houve uma alternância de classe social. E isso aqueles que subjugaram o Brasil ao longo de 500 anos jamais aceitarão.

Nós sabemos quem somos, de que lado estamos e contra o que lutamos.

Eu sei quem sou, de que lado estou e contra o que luto.

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: