Início > 50 anos, Cinema, Música > VIDA ► 50 anos em musicais de cinema – 4: “Os Embalos de Sábado à Noite”

VIDA ► 50 anos em musicais de cinema – 4: “Os Embalos de Sábado à Noite”

50 anos Embalos_de_Sábado_à_Noite, OsImpossível alguém da minha idade não ter sentido o impacto de “Saturday Night Fever” (“Os Embalos de Sábado à Noite”, o filme que colocou instantaneamente um John Travolta antes algo conhecido apenas como um menino da bolha de plástico no panteão cinematográfico. 

O enredo de rebeldia ainda juvenil não era dos mais novos. Mas ao conseguir abarcar a ansiedade de uma geração da época e jogá-la sob os efeitos de luzes estroboscópicas das pistas de dança, o filme dirigido por John Badham (que depois faria o ótimo “War Games”, “Jogos de Guerra” no Brasil) simplesmente provocou uma explosão mundial do movimento disco. 

Não, eu nunca fui a uma “discotheque”, mas apenas sendo um alienígena para não conhecer Tony Manero e não reconhecer sua icônica postura com uma mão na cintura e a outra com o dedo para cima, certamente uma das mais reconhecidas da história do cinema. 

Para se ter uma ideia, a trilha do filme vendeu como água no Saara (horrível essa, eu sei…), com duas observações interessantes quanto a isso: primeiro, puxado pelas músicas dos Bee Gees, todas as faixas fizeram sucesso, até a interminável – e ótima –“Don’t Let Me Be Misunderstood”, clássico do Santa Esmeralda (e cover de um jazz gravado originalmente por Nina Simone!); segundo, mais incrível, é que o álbum era duplo, mais caro portanto, e com mais músicas. 

Daqueles tempos loucos, aí embaixo estão “You Shoud Be Dancing” e “More Than a Woman”, Bee Gees na pista. Febre foi isso aí.

*** *** ***

 

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: