Início > Esporte, Rio 2016 > RIO 2016 ► A suspensão dos atletas russos e o dois pesos e duas medidas do COI

RIO 2016 ► A suspensão dos atletas russos e o dois pesos e duas medidas do COI

rio_2016Simples assim: o Comitê Olímpico Internacional (COI), baseado em sérias investigações de seus agentes de controle contra o uso de doping por parte de atletas, decidiu banir a equipe russa de atletismo dos atuais Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Muitos queriam a expulsão de toda a delegação russa, sob o argumento de que havia uma ação do Estado no sistema de dopagem em massa.

Até aí tudo bem, morreu Neves, et Cetera e tal.

O problema, como sempre, é o uso de dois pesos e duas medidas que gera a suspeita de haver interesses escusos por trás de cada decisão semelhante tomada por uma entidade como o COI.

ishinbayeva_gatlin

“Limpa”, Yelena Isinbayeva não vem; “sujo”, Jutin Gatlin está na área

Como acontece com a Fifa, por exemplo. Todos sabemos de punições duríssimas da Fifa a diversas federações de futebol, por motivos que vão desde a interferência governamental nas entidades de futebol (um absurdo, pois a Fifa se coloca acima da soberania dos países seus afiliados) e ações na Justiça Comum à adulteração de registros referentes à idade de jogadores nas mais diversas categorias. O nosso popular “gato”.

Pois é, só que todas as federações punidas eram café pequeno. A de maior expressão foi a mexicana, por um caso de gato numa das divisões de base, uma sub qualquer coisa.

Ora, estamos cansados de saber que isso ocorre a três por quatro no Brasil, com casos amplamente divulgados e de conhecimento público. Gato e Justiça Comum todo ano tem por aqui. Mas o Brasil… Ah, vê lá se a dona Fifa vai banir o Brasil de suas competições por dois, três, quatro anos.

O mesmo vale para situação do doping e a Rússia.

Um dos absurdos foi não separar o joio do trigo, cair na injusta generalização e fazer os inocentes pagarem pelos ímpios.

O atleta de atletismo russo que sempre jogou limpo foi injusta e covardemente proibido de realizar seu sonho olímpico por um crime que não cometeu.

Do mesmo modo, expandindo-se a punição para as demais modalidades, nenhum atleta russo que tenha caído no exame antidoping pôde vir ao Rio de Janeiro. Mesmo os que já cumpriram integralmente sua pena suspensiva e não tenha mais qualquer dívida com a comunidade esportiva.

Uma decisão que fere até leis de direitos humanos. Um crime.

Daí a justa grita da multicampeã saltadora com vara Yelena Isinbayeva, dezenas e dezenas de vezes submetida a exames de doping, uma atleta limpa, impedida de competir no Rio de Janeiro, empobrecendo a competição.

Uma covardia com ela e com os atletas russos limpos.

Pior de tudo: o que vale para a Rússia não vale para os EUA.

Qualquer mascote de Jogos Olímpicos sabe que o atletismo norte-americano tem o seu próprio esquema de dopagem. Esquema que, com todo seu arsenal tecnológico, ainda assim já foi flagrado pelas agências controladoras mais de uma vez. E dopagem em massa – como os russos. Com direito a vexatórias devoluções de medalhas. Uma máquina de doping.

Mas, assim como a Fifa jamais suspendeu o Brasil, vê lá se o COI iria punir os EUA…

E o suprassumo da história: uma das maiores estrelas do atletismo dos EUA chama-se Justin Gatlin, um, digamos, renomado expert no assunto, visto que diversas vezes foi flagrado no exame antidoping, está aí (ou aqui) todo cheio de pompa ameaçando desbancar a hegemonia do jamaicano Usain Bolt nas provas de velocidade.

Fala sério: alguém aposta dois dólares furados na limpeza da competição de atletismo dos Jogos Olímpicos e na isenção das decisões do COI?

*** *** ***

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – NãoComercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: